Escolha de França ainda precisa de aprovação do Senado

Carlos França, ex-chanceler do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi indicado para assumir a Embaixada do Brasil no Canadá. Para assumir o posto, porém, França ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado e, em seguida, ter seu nome apreciado pelo plenário da Casa.

Esta é a primeira indicação para a chefia de um posto de Carlos França no exterior. Além de ministro das Relações Exteriores em 2021 e 2022, ele foi assessor especial e chefe do cerimonial de Bolsonaro.

O ex-chanceler assumiu o cargo em meados de 2021, no lugar de Ernesto Araújo. Já no Itamaraty, França tomou medidas para desfazer o legado negativo deixado por Ernesto: reverteu o apoio brasileiro ao embargo americano a Cuba, passou a cultivar boas relações com a China e investiu no que chamou de diplomacia da vacina.

Em meio à epidemia de Covid-19, França anunciou que trabalharia com três vertentes: saúde, meio ambiente e recuperação econômica. Ganhou prestígio junto a outros ministros, ao negociar com os chineses a compra de insumos para a fabricação de vacinas e minimizou as críticas dirigidas ao Itamaraty por parte da comunidade internacional.

Segundo um integrante do governo, Mauro Vieira disse a interlocutores que França seria designado para um posto importante no exterior. O chanceler elogiou sua atuação e afirmou não ter dúvidas de que o nome de seu antecessor será aprovado no Senado.


Fonte: O GLOBO