Igor Cavalcante foi condenado por latrocínio contra o empresário Jorge das Flores, morto em fevereiro do ano passado dentro de sua loja, no bairro Bosque

Após o Ministério Público do Acre (MP-AC) entrar com recurso, a Justiça condenou Igor Cavalcante de Souza a 20 anos de prisão. Ele é acusado de mandar matar o empresário Jorge de Souza Batista, de 65 anos, conhecido popularmente como Jorge das Flores, em fevereiro de 2022. O empresário foi alvejado a tiros dentro da sua floricultura no bairro Bosque, em Rio Branco.

Igor Cavalcante havia sido inocentado da acusação de latrocínio. Ele chegou a ser denunciado por ter fornecido a arma usada no crime por Juliano Leitão, condenado a 20 anos por latrocínio em setembro do ano passado.

Após o julgamento de Juliano Leitão, o juiz de Direito Gustavo Sirena determinou o encaminhamento a uma das Varas Criminais, via Cartório Distribuidor, os autos para o processamento e julgamento de Igor de Souza pelo crime de fornecer, empregar e portar arma de fogo.

O magistrado havia destacado na sentença que não havia provas que comprovassem a participação do acusado na morte do empresário. O promotor de Justiça do MP-AC Marcos Antônio Galina entrou com recurso afirmando que havia 'provas nos autos que demonstram que o apelado praticou o referido crime'.

A Câmara Criminal analisou o recurso e decidiu, por unanimidade, pela condenação de 20 anos de prisão em regime inicial fechado de Igor Cavalcante pelo crime de latrocínio.

"Embora o apelado não estivesse presente no momento do ocorrido, esse fato não o exime de responsabilidade. Restou comprovado nos autos que os acusados estavam acordados com a finalidade de matar a vítima, com objetivo de subtrair seus bens. Assim, tenho que a participação do apelado na prática do crime de roubo seguido de morte está evidenciada. Aversão por ele apresentada negando a autoria restou isolada nos autos, destituída de amparo probatório, sendo contrariada pela prova oral colhida e por essa razão a sentença deve ser reformada, para que ele seja condenado pela prática do crime que lhe foi imputado na denúncia", afirmou o desembargador Samoel Evangelista.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Igor Cavalcante.

Condenação

Juliano Leitão foi preso no dia do crime. Segundo as investigações, foi ele quem atirou e matou o empresário dentro da loja. Após cometer o crime, ele saiu andando da floricultura até um posto de gasolina e foi pego pela polícia quando tentava chamar um táxi para fugir.

Com ele, foram achadas a carteira da vítima e a arma usada no crime. Na época, o acusado chegou a alegar que tinha recebido ordem de uma facção para assaltar o empresário, mas não sabia o contato do mandante.


Juliano Salvador Leitão foi condenado em 2022 pela morte do empresário Jorge das Flores — Foto: Reprodução

No dia 16 de fevereiro, a Polícia Civil prendeu Igor Cavalcante de Souza, sob suspeita de ser o mandante do crime.

As investigações apontaram na época que os dois suspeitos também fizeram um assalto em uma casa, onde roubaram diversos objetos e ainda a moto usada no assalto contra Jorge das Flores.

Fonte: G1/AC