Deputados fala em "covardia", enquanto presidente do PT diz que Campos Neto "não entendeu seu compromisso com o Brasil". Boulous diz que vai convocar presidente do BC para "se explicar" na Câmara

A decisão do Banco Central (BC) de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, nesta quarta-feira, levou a uma nova onda de críticas pelas lideranças do PT. O governo federal tem feito uma forte pressão para a queda de juros, com críticas contundentes à condução feita pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Assim que a Selic foi divulgada, em uma rede social, A presidente do PT, Gleise Hoffmann, citou nominalmente Campos Neto e disse que ele não entendeu "o seu compromisso com o Brasil":

"Roberto Campos, explica: como empresários podem captar recursos c/ os maiores juros do mundo? Como investir se o dinheiro aplicado rende 8% reais? Vc ñ entendeu seu compromisso c/ o Brasil? Seus juros só beneficiam rentismo e quem ñ produz. Sua política monetária já foi derrotada."

O deputado federal Lindbergh Farias também fez uma postagem em suas redes na qual classificou a decisão como "covardia".

"Covardia o Copom manter Selic em 13,75%. Não estão preocupados com o Brasil e o povo brasileiro. Estão agindo de forma irresponsável para aumentar recessão, desemprego e sabotar o governo do presidente Lula. Temos que reagir contra isso!", disse no post.

Em outro post, o deputado diz que ou Campos Neto "desiste de sabotar o Brasil ou irei defender sua demissão de imediato":

"O Banco Central acaba de decidir manter a taxa Selic em 13,5% Simplesmente, A MAIOR TAXA DE JUROS DO MUNDO! Chamei o presidente do BC, que é amigo de Bolsonaro, para explicar essa decisão ABSURDA. Ou desiste de sabotar o Brasil ou irei defender sua demissão de imediato."

Com a decisão pela manutenção da Selic em 13,75%, a taxa segue no maior patamar desde 2016. O Brasil é o país com maior taxa de juros reais em ranking global.

O deputado federal, Guilherme Boulous, disse que vai convocar o presidente do BC para "se explicar" na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara:

"ABSURDO! Vamos convocar Campos Neto na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara para se explicar! Não é possível que esses juros abusivos sejam mantidos no Brasil", diz o post do deputado.

Mais cedo, antes mesmo da divulgação da decisão oficial, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o ‘presidente do Banco Central está fazendo desserviço com a nação’ com a alta dos juros.

— O que o presidente do Banco Central está fazendo é um desserviço com a nação brasileira. Ele elevou a 13,75% esse patamar de juros quando a inflação estava em torno de 10%. Hoje a inflação fica um pouco acima de 5%. Então, o que justifica a mesma dose de remédio? - questionou.


Fonte: O GLOBO