Em solenidade no Recife, presidente critica mal-estar criado por aliados

Em evento marcado por vaias dirigidas à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a paciência e cobrou respeito de militantes petistas e de integrantes de movimentos sociais. Em mais de duas horas de solenidade, a cada menção ao seu nome, a governadora tucana recebeu a demonstração de desaprovação por parte da plateia.

Ao fim do evento, realizado em um ginásio do Recife, Lula se irritou com o mal-estar que gerado pela solenidade. Na capital pernambucana, o presidente assinou uma Medida Provisória que reedita programa de compra de alimentos, além de decretos com outras medidas para o combate à fome.

— Eu acho que poucas vezes na vida tantos ministros vieram (ao Recife) fazer tantos anúncios importantes. Entretanto, tudo era pequeno diante da necessidade de vaiar a governadora. Que pena — discursou Lula, ressaltando o fato de que era preciso reconhecer adversários: — Respeitem os meus convidados que vierem aqui!

Nas eleições de 2022, Raquel Lyra derrotou dois candidatos que contavam com a simpatia de Lula: Danilo Cabral (PSB) — apoiado oficialmente pelo PT —, e Marília Arraes (Solidariedade), que sempre foi aliada do presidente.

— Quando vocês estavam vaiando a governadora, vocês estavam me vaiando. Ela está aqui porque foi convidada por nós — reforçou Lula, com pouca paciência.

Desde o início da solenidade, a plateia pedia o discurso de Lula, que estava preparado para fechar a série de apresentações. O ânimo, contudo, foi trocado pela reprimenda, em fala econômica.

— Um beijo no coração, de quem vaiou e de quem aplaudiu — finalizou.

Antes de Lula, Raquel Lyra disse que iria trabalhar por todos, mesmo os que entoaram as vaias ou que "estavam de costas".

— Eu, com muita tranquilidade, diante de atos da democracia em que a gente vive, venho aqui dizer ao povo de Pernambuco que estarei em cada canto do nosso estado. E que cada política pública, presidente Lula, lançada pelo senhor aqui, será nossa política pública para chegar à população.

A tucana acrescentou:

— Vamos enfrentar a desigualdade não com vaias, mas com muito amor. Nós vamos enfrentar a fome não com vaias, mas com muito trabalho.

Medida Provisória assinada

A Medida Provisória assinada por Lula recria o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo governo, o texto "reajusta o valor individual a ser comercializado por agricultoras e agricultores familiares".

Os alimentos adquiridos são destinados "a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a entidades da rede socioassistencial, à rede pública e filantrópica de saúde, educação e justiça e a equipamentos de alimentação e nutrição, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, creches e bancos de alimentos".


Fonte: O GLOBO