Paulo Pimenta afirmou ainda que o presidente deve retomar reuniões externas nos próximos dias

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou neste domingo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está indo muito bem" na recuperação. Lula pegou uma pneumonia e teve que cancelar uma viagem que faria à China neste fim de semana. De acordo com o ministro da Secom, uma nova data para a visita vai depender de negociação com os representantes chineses. O governo brasileiro tenta remarcar para abril.

– A recuperação está indo muito bem. Hoje ele teve fisioterapia. Na realidade, o adiamento da viagem foi muito mais por conta dessa Influenza A. E, ele estando dentro de um avião por mais de 30 horas, corria até o risco de outras pessoas que também estivessem no avião se contaminarem – disse Pimenta durante uma live nas redes sociais com o ex-deputado e secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous.

– A data da próxima viagem também fica por conta da possibilidade de abrir uma janela dos chineses, da diplomacia. Por mais que tenha sido um motivo de saúde, como fomos nós que pedimos o adiamento da viagem, a próxima viagem vai ser marcada por eles – disse ainda o ministro.

Paulo Pimenta afirmou que mandou mensagem para Lula neste domingo. De acordo com ele, o presidente o convidou para uma reunião no Palácio do Alvorada na segunda-feira. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já havia dito no sábado que Lula focaria em manter agendas internas em vez de despachar no Palácio do Planalto. O presidente deve concentrar a agenda no Palácio da Alvorada, onde mora.

O ministro avalia que Lula deve voltar a ter compromissos fora do Alvorada já nos próximos dias. – (Lula) Está fazendo um esforço aí para o mais rapidamente possível voltar à agenda normal –, declarou o ministro. – Eu acho que até a metade da semana, o presidente já vai estar recomeçando as suas agendas externas – disse.

Neste domingo, o presidente da China, Xi Jinping, encaminhou uma mensagem a Lula reforçando o interesse em remarcar a agenda de viagem em uma data "oportuna para ambos os lados". A informação foi dada pela porta-voz dos Ministérios das Relações Exteriores da China. Durante todo o dia de hoje, Lula ficou em repouso e não participou de agendas oficiais.

Com quadro inicial de pneumonia leve, o presidente foi diagnosticado também com influenza A, o que foi decisivo para a recomendação de adiamento da viagem. De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, médica da Presidência, Lula não apresenta piora do quadro e está respondendo "muito bem ao tratamento".

O presidente foi diagnosticado com pneumonia após cumprir uma série de compromissos e viagens pelo Brasil. Lula viajou para a Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro nos últimos dias, e foi alertado por auxiliares de que o ritmo de compromissos estava muito intenso.


Fonte: O GLOBO