Presidente disse que o Brasil atuará com “esforço” para garantir o cessar-fogo do conflito iniciado em fevereiro de 2022

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que pretende tratar sobre a guerra na Ucrânia em visita à China, no fim de semana. Em entrevista à TV 247, Lula alegou que o Brasil atuará com “esforço” para garantir o cessar-fogo do conflito iniciado em fevereiro de 2022.

A viagem da comitiva brasileira é um convite do presidente Xi Jinping a Lula. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e a expectativa é de fortalecimento das relações entre as duas nações.

— Se depender de mim, falarei sobre a guerra na Ucrânia com a China. Eu acho que nosso protagonismo vai voltar, se soubermos fazer as coisas bem feitas. É preciso encontrar alguém que comece a falar em paz, eu vou conversar com o Xi Jinping, o Brasil está à disposição para fazer qualquer esforço para garantir a paz — disse.

O encontro de Lula com o líder da potência asiática ocorrerá poucos dias após a visita de Xi Jinping à Moscou, que ocorre neste início de semana. Sob forte suspeição de parceria militar com a Rússia durante a guerra, o presidente chinês foi buscar "negociações de paz" com Putin, segundo Pequim.

— A guerra está lá há um ano. Agora é preciso encontrar alguém que comece a falar em paz, porque EUA e Europa não estão falando de paz. Estão envolvidos direta ou indiretamente na guerra. Vou conversar com XI, porque a China é um país extremamente importante, um país que pode ter uma discussão mais séria com os EUA— disse Lula.


Fonte: O GLOBO