Júlia, de 24 anos, afirma que imobilizou Aline Laís Lopes enquanto Micheli Ferraz, de 30 anos, terminasse de enforcá-la

A Delegacia Central de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, prendeu no fim da manhã desta quarta-feira (1), a mulher trans de 24 anos que se identifica como Júlia, e que estava foragida, suspeita de ter participado do assassinato da ex-modelo Aline Laís Lopes, de 34 anos, asfixiada e carbonizada numa cracolândia da região, que ocupa o terreno de uma antiga casa de shows. Interrogada, ela confessou o crime e deu detalhes sobre a morte da vítima.

Aos policiais, Júlia disse que, a pedido de Micheli de Andrade Ferraz, de 30 anos, que já está presa por arquitetar e executar o crime, atraiu Aline até a cracolândia, onde a levaram até um colchão e ofereceram drogas. 

Micheli, então, teria vindo por trás da vítima com uma corda. A suspeita afirma que, neste momento, imobilizou a ex-modelo, até que a outra mulher a estrangulasse até a morte. Em seu depoimento, disse que ela foi enforcada "até ficar roxa". Após a confissão, a Polícia Civil encaminhou um pedido de prisão temporária à Justiça.

Nesta terça-feira, além de parentes da vítima, os investigadores colheram o depoimento de moradores do local frequentado por usuários de drogas, que confirmam a versão de que o crime foi arquitetado por Micheli, também frequentadora do antigo Cotia Hall, que é definida por eles como uma pessoa "cruel, maldosa", além de "bastante possessiva" em relação ao companheiro, Paulo Lamartine Pereira Alexandria, de 34 anos.

A motivação seria o fato de que Aline, viciada em pedra de crack, estaria transando com ele em troca de mais droga. Os investigadores também pedem a prisão dele. Os outros indiciados são Igor Santos Moraes – que teria ocultado o corpo –, e a mulher trans de nome social Júlia, que teria participado diretamente da emboscada.

Além de Aline, presa nesta quarta-feira, Micheli e Igor Santos Moraes – que teria ocultado o corpo – também já estão presos, indiciados por homicídio qualificado e associação criminosa. A família contou à polícia que Aline, que chegou a ingressar na carreira como modelo no passado, há pelo menos 6 anos caiu no vício das drogas. 

Mais precisamente, do crack, droga com alto poder destrutivo. O filhinho dela, de 1 ano e 4 meses, ficava com a vó, enquanto na maior parte do tempo a vida da mãe era na rua, pedindo dinheiro em semáforos ou mesmo na cracolândia do Cotia Hall, onde era vista todos os dias. A irmã contou aos investigadores que ela já relatava medo e ameaças de Micheli nos últimos meses. 

"Sempre que a via, dizia que jogava algo que tinha 'ganho' e corria". O fato foi reforçado por uma outra testemunha, usuário que também vive no espaço ocupado: "Aline entrava em pânico toda vez que via Michele, pois frequentemente era por ela agredida".

Frequentadores da cracolândia disseram aos policiais que era comum Aline oferecer favores sexuais em troca de droga a outros usuários do local. Quando se envolveu com Paulo, no entanto, passou a receber alguns "mimos", como, além das pedras de crack, dinheiro e maquiagem, o que teria irritado ainda mais a namorada dele, Micheli.

Aline seria vítima de uma emboscada na última semana. Em oitiva, um usuário que frequenta a Cracolândia de Cotia contou à polícia que viu o momento em que Micheli e a mulher trans saíram com Aline e voltaram sem ela. Elas teriam confessado o crime para ela.

"Quando cheguei com as drogas, a Micheli e a Julia vieram para darmos um trago. Foi quando a Micheli disse que havia matado a Aline, dizendo ainda que pegou um cadarço e a estrangulou. Eu olhei para a Julia, que confirmou com a cabeça. Depois elas saíram", contou em depoimento. 

"Horas mais tarde, a Micheli me procurou pedindo ajuda para desaparecer com o corpo da Aline, eu disse a ela, 'Micheli, você tá doida, você matou a menina mesmo?', então ela disse para eu acompanhá-la, ali mesmo dentro do Cotia Hall, então descemos as escadas e ela me mostrou um sofá, ergueu-o e o corpo da Aline estava lá. Eu fiquei apavorada e falei que não acreditava que ela tinha matado a Aline. Ela disse que a Aline era uma pilantra, que tinha feito chupeta (sexo oral) para o marido dela. Eu fiquei com medo e disse que não poderia ajudá-la, então ela disse que se eu não ficasse de bico calado ela me mataria também".

O homem encarregado do serviço de ocultar o cadáver carbonizado de Aline sob um viaduto foi Igor. Preso nesta terça-feira (28), ele disse à polícia que o fez em troca de duas pedras de crack, e que a informação que havia recebido é de que o corpo era de um cachorro, mas admitiu que estranhou o peso. Paulo e a mulher trans ainda são procurados pela Delegacia Central de Cotia. 

Micheli, por sua vez, foi encontrada na cracolândia, também nesta terça. Segundo a equipe, liderada pela delegada Mônica Resende Gamboa, a principal suspeita apresentou muito nervosismo ao ser abordada, tentou imputar a culpa apenas em Paulo e Igor, e em seguida, já em sede policial, apresentou versões conflitantes sobre o que havia acontecido.

Drama familiar

O último contato da família com Aline, que, vivendo nas ruas, periodicamente ia até a casa da mãe para ver o filho e dar notícias, foi no dia 22 de fevereiro, segundo os parentes. O padrasto, Jorge Aparecido de Sena, no fim de semana, recebeu uma ligação de um homem que informou que a ex-modelo estaria morte e que "haviam judiado” bastante dela antes de matá-la". 

Ele, então, acionou a polícia. Após o corpo ter sido encontrado, e reconhecido por ele e pela irmã de Aline, ele foi ainda à cracolândia, em busca de informações sobre quem poderia ter feito aquilo com a enteada. Foi quando ouviu o nome de Micheli e Júlia.

Os parentes contaram à polícia que a ex-modelo já havia sido internada em clínicas de reabilitação "por várias vezes", mas que em nenhuma delas o tratamento havia surtido efeito. A irmã foi quem a reconheceu formalmente no Instituto Médico Legal, através de sinais característicos da arcada dentária, cabelos e sobrancelhas.


Fonte: O GLOBO