O influencer armamentista de 40 anos acompanhava sua mãe num exame quando o magnetismo da máquina acabou provocando o disparo acidental

Baleado pela própria pistola ao acompanhar a mãe durante uma ressonância magnética há três semanas, o advogado e influencer armamentista Leandro Mathias, de 40 anos, morreu nesta segunda-feira. 

O momento do tiro ocorreu numa clínica dos Jardins, em São Paulo, no dia 16 de janeiro. Segundo a polícia, o magnetismo da máquina atraiu a arma e a fez disparar acidentalmente contra seu dono, atingindo-o no abdômen.

"É com profundo pesar que a OAB Cotia comunica a todos os colegas advogados a perda inesperada do nosso querido amigo e advogado. Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento de dor", diz nota publicada nas redes sociais da OAB-SP 108ª Subseção de Cotia, na Grande São Paulo.

Sobre o dia do acidente, a polícia informa que Mathias entrou na sala do exame com uma pistola 9 milímetros, um pente extra e 30 munições. O boletim de ocorrência relata que ele havia assinado um termo de contraindicação de permanência de acompanhantes na sala de ressonância.

O Laboratório Cura, onde ocorreu o incidente, disse em comunicado que a o advogado foi alertado para retirar todos os itens de metal que levava consigo. "Ambos assinaram termo de ciência com relação a essa orientação", destaca a nota da clínica.

Disse, ainda, que Mathias não informou que estava com a arma na cintura. "Merece ser ressaltado ainda que, mesmo diante dessas orientações, a arma de fogo não foi mencionada pelo acompanhante, que entrou com o objeto na sala de exame por sua decisão", acrescenta o texto do laboratório.

Segundo o portal g1, o advogado teria guardado alguns objetos metálicos no armário do laboratório, como chaves, mas permaneceu com a arma e as munições. Quando a máquina começou a funcionar, ela atraiu a pistola, como se fosse um imã. A arma bateu na máquina de ressonância, disparou e acertou o abdômen de Mathias.

Leandro foi socorrido e levado para o Hospital São Luiz, onde foi submetido a cirurgia. Após três semanas internado, não resistiu.

O caso é investigado pelo 15º Distrito Policial (Itaim Bibi), que instaurou inquérito.

Segundo apuração preliminar, a arma estava regular e a vítima possuía o porte. Ainda segundo a polícia, a equipe da unidade "realiza oitivas e outras diligências para esclarecer a dinâmica dos fatos".


TikToker de CACs

Defensor do porte de armas, Leandro Mathias tem uma conta no TikTok na qual posta vídeos sobre o tema. Na maior parte deles, o advogado tira dúvidas dos seus quase 8 mil seguidores sobre porte de armas, CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) e a legislação relacionada. 

"Quantos tiros posso efetuar em legítima defesa?" e "CAC pode parar para almoçar no caminho do treinamento?" são alguns dos títulos dos vídeos publicados pelo advogado nas redes e mais visualizados e comentados.

Nas primeiras postagens na conta, o advogado opinava sobre fatos jurídicos variados, como uma decisão de ministro do STJ sobre a ilegalidade de revista pessoal sem autorização judicial, ou sobre o caso do médico anestesista acusado de estuprar uma mulher grávida na sala de parto, em meados do ano passado.

Em outras publicações, Mathias tira dúvidas dos seguidores sobre temas como comportamentos em audiências, intimações, abordagem policial para teste de bafômetro, entre outros. E alerta sobre golpes, como golpes do pix ou leilões on-line.

O advogado é bastante conhecido entre seus pares em Cotia, na Grande São Paulo, onde atua. Na seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Cotia, ele preside duas comissões, a de Prerrogativas da categoria e a de Direitos Das Pessoas Com Deficiência.

Mais recentemente, vieram os conteúdos pró-armas e esclarecimentos de regras jurídicas para CACs. Neles, Mathias responde a dúvidas dos seguidores como "Posso ir trabalhar com a arma e depois ir para o clube?", "Posso usar arma municiada na cintura em todo o território da minha fazenda?", "O Estado pode tomar nossas armas legalizadas?" ou "Tô com meu ferro e deslocamento e vejo um assalto em comércio ou pessoa na rua, e se eu meter bala nele?".

Em uma das primeiras postagens sobre o mundo CAC, o advogado aparece em uma foto armado com a legenda "Aprimore-se!" e hashtags como #legitimadefensa e #reaja.

Há, também, vídeos gravados durante a campanha eleitoral, no ano passado, em que Mathias defendeu para a eleição estadual em São Paulo que "CAC vota em CAC".

"Vamos apoiar a pauta, vamos apoiar um candidato armamentista de verdade. Não vamos correr risco para lá na frente depois ter algum problema e ficar choramingando. São quatro anos para frente, precisamos apoiar alguém que defenda nossos interesses", afirma na gravação.

Também há uma publicação em que Mathias manifesta apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nela, ele reposta uma foto de um protesto em Brasília de Bolsonaro, então deputado, a favor do porte de armas.

"Quem iria imaginar que treze anos depois ele seria nosso presidente. Em 2005, um deputado protestava sozinho em frente ao Congresso. Um guerreiro! O nome dele? Jair Messias Bolsonaro”, diz a legenda na imagem.


Fonte: O GLOBO