Fugitivos utilizaram eixo de ventilador para escapar do Complexo Penitenciário de Rio Branco na madrugada do dia 26 de dezembro. Iapen informou que operação continua

Os cinco presos que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco em 26 de dezembro do ano passado seguem à solta, segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC). De acordo com o Iapen, todos os procedimentos administrativos estão sendo realizados.

O g1 também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que informou que a operação é de responsabilidade do Iapen.

Fuga com equipamento improvisado

Na madrugada de 26 de dezembro, os detentos fizeram um buraco na cela 13 da unidade utilizando o eixo de um ventilador. Um dos policiais penais que estava na guarita viu os presos correndo na área que fica entre o pavilhão P e o muro do presídio, e avisou as equipes, que saíram em busca dos presos que conseguiram pular o muro da unidade.

Outro policial que estava na vigilância do pavilhão P ouviu o aviso e acionou toda a guarnição dos pavilhões O e P que, imediatamente, fizeram uma ronda, porém os presos já haviam pulado o muro.

O presidente informou que a escavação foi feita a longo da noite, e que amais de 40 policiais penais participam da operação de recaptura com apoio de outras forças de segurança.

Na cela 13 tinham seis presos e apenas um não fugiu. Fugiram da cela:

Máximo Feijo de Souza
Pablo Ferreira da Silva
Henrique Mendes do Nascimento Araújo
Wellington dos Santos Figueiredo
Matheus Barbosa da Silva

Fonte: G1/AC