Operação Columba foi deflagrada nesta sexta-feira (17) em Cruzeiro do Sule cumpre quatro mandados de busca e apreensão

Uma operação da Polícia Federal cumpre quatro mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (17) contra suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa que atua no Acre. Chamada de “Operação Columba”, a ação foi deflagrada em Cruzeiro do Sul e, pelo menos, dois advogados estão entre os alvos.

Foram alvos dos mandados os advogados Kamila de Araújo Lopes e Levi Bezerra de Oliveira. A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção do Juruá (OAB) disse que vai se posicionar ainda nesta sexta por meio de nota. O g1 também entrou em contato com o sócio de Levi no escritório de advocacia e também foi informado que estão apurando as denúncias para, posteriormente, se posicionarem.

Os envolvidos atuam em um esquema de troca de informações entre membros do grupo criminoso que estão dentro dos presídios e os que estão fora. Conforme a PF, os advogados estariam usando das prerrogativas da profissão para manter uma linha de comunicação entre os membros da facção, ou seja, atuando como mensageiros e fazendo uma ponte de comunicação entre os envolvidos.


Operação Columba foi deflagrada nesta sexta-feira (17) em Cruzeiro do Sul pela Polícia Federal — Foto: Arquivo/PF-AC

O esquema foi descoberto durante análise do celular de um chefe da facção. Na investigação, segundo a polícia, foi identificada a atuação de, ao menos, dois advogados que estariam sendo pagos para levar informações de líderes do grupo criminoso para faccionados que cumpriam pena no sistema penitenciário acreano.

Cerca de 16 policiais federais participaram da operação no cumprimento dos mandados judiciais. Ainda conforme a PF, a OAB foi comunicada para acompanhar a ação policial. O g1 aguarda resposta da OAB até última atualização desta reportagem.

O material apreendido vai ser submetido a análise da equipe de investigação e a perícia criminal. Os envolvidos podem responder pelo crime de integrar organização criminosa.


Advogados são alvos de operação da PF acusados de serem ‘mensageiros’ de facção criminosa no interior do AC — Foto: Arquivo/PF-AC

Fonte: G1/AC