Foram apreendidos 730 litros, supostamente transportados da Bolívia. Material estava em terreno baldio de Epitaciolândia

Em uma ação contra a venda de combustível contrabandeado, a Polícia Federal apreendeu, nessa quarta-feira (8), 730 litros supostamente levados da Bolívia, e materiais caseiros para abastecimento, como bico de abastecimentos e mangueiras, em um terreno baldio em Epitaciolândia, no interior do Acre.

O flagra se deu após uma denúncia e os agentes se deslocarem até o endereço. “Durante a ação, os agentes realizaram buscas no terreno baldio, onde foi encontrado um depósito com 35 galões de gasolina”, disse.

O material foi apreendido e levado para a Delegacia de Polícia Federal de Epitaciolândia para adoção dos procedimentos legais. Se identificados, os responsáveis poderão responder pelo crime de contrabando, com pena de 5 anos de reclusão.

Reflexo na fronteira

Um grande número de peruanos tem procurado o único posto de combustíveis de Assis Brasil, no interior do Acre, e provocando filas e desabastecimento. O prefeito do município, Jerry Correia, informou que em média uma centena de viajantes atravessam a fronteira diariamente em busca de abastecimento. O fluxo é maior ainda no fim de semana.

Os viajantes são, em maioria, da cidade de Iñapari, que faz fronteira com o município acreano, e começaram a recorrer ao Acre no dia 23 de janeiro, por conta da falta de produtos no Peru, em meio à crise política e confrontos entre manifestantes e a polícia. Na mesma semana, o prefeito Jerry Correia chegou a afirmar que a situação estava normalizada.

Crise política

O Peru vive uma crise política desde o ano passado. As manifestações começaram depois que o Congresso derrubou o presidente Pedro Castillo, no dia 7 de dezembro. Castillo foi preso e condenado a uma pena inicial de 18 meses.

Ainda quando era presidente, ele era investigado em diversos processos. Castillo, então, tentou dissolver o Congresso. Sem apoio do exército, do Judiciário e do Legislativo, ele foi derrubado e preso horas depois.

A vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu o cargo.

Fonte: G1/AC