Em oito dias já choveu mais de 70% do esperado para todo o mês de fevereiro na capital acreana. Três famílias precisaram ser retiradas de casas após igarapés transbordamento

Cerca de 150 famílias de Rio Branco foram atingidas pelas águas de igarapés que transbordaram, nessa quarta-feira (8), após fortes chuvas. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, em oito dias de fevereiro já choveu 70,4% do esperado para todo o mês de fevereiro na capital acreana.

Até às 6h desta quinta-feira (9), choveu um acumulado de 210,5 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês é de 299 mm.

Por conta do volume de chuvas acima da média esperada, os igarapés Dias Martins, Batista e São Francisco transbordaram e atingiram as casas dos moradores de, ao menos, quatro bairros. O nível do Rio Acre na capital marcou 11,37 metros nessa quinta.

Três famílias do bairro Hélio Melo, região conhecida em Rio Branco como Sapolândia, foram retiradas de casa e levados para residências de parentes. Moradores da Vila Maria, Mocinha Magalhães e Bairro da Paz também estão atingidos.


Três famílias do Hélio Melo, na região da Sapolândia, tiveram que deixar suas casas por conta da chuva — Foto: Arquivo pessoal

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que dois abrigos estão prontos em escolas na região do bairro Conquista, com capacidade para receber 30 famílias. No entanto, segundo ele, os níveis dos igarapés estabilizaram nesta quinta (9).

“Estamos percorrendo a extensão dos igarapés Dias Martins e São Francisco agora pela manhã de quinta-feira [9], aparentemente eles estabilizaram, também estão com tendência de retração, assim como o Batista. Porém, o risco permanece, uma vez que temos previsão de chuva para esta quinta, sexta [10] e sábado [11]”, afirmou Falcão.

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para tempestades em todo o estado. Os dois alertas, um amarelo e outro laranja, foram divulgados nesta quinta (9).

São esperadas chuvas entre 30 e 60milímetros por hora ou 50 e 100 mm no dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone


Fonte: G1/AC