Governo do estado atualizou para 19 o número de mortos pela tragédia, mas ministro diz que vítimas fatais pode chegar a 40

O Litoral Norte do estado de São Paulo tem sido castigado por fortes chuvas desde o início da madrugada deste domingo. Os temporais deixaram, até o momento, 19 pessoas mortas, segundo o governo do estado, mas o ministro da Integração, Waldez Góes (PDT), disse, em entrevista à GloboNews, que o número de vítimas fatais pode chegar a 40.

Entenda, abaixo, tudo o que se sabe até o momento sobre as fortes chuvas que atingiram a região neste domingo:

Volume recorde de chuva

Em 24 horas, o volume de chuvas em cidades do Litoral Norte paulista ultrapassou a média esperada para o mês inteiro. Em São Sebastião, foi o dobro esperado para todo o mês de fevereiro, de acordo com a Defesa Civil, com 627 mm, muito mais do que os 303 mm de média.

Cidades mais afetadas

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade pública em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. De acordo com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), cerca de 50 casas desabaram na área de Barra do Sahy.

Ao todo, dez cidades do Litoral Norte de São Paulo têm relatado fortes chuvas neste domingo. Além das que decretaram calamidade, Itanhaém, Guarujá, Juquehy, Santos e São Vicente também tiveram registros de chuvas fortes.

Número de mortos

Em entrevista à GloboNews, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), afirmou que "já se fala, extraoficialmente, em 40 mortes", com vítimas possivelmente sob escombros, no que pode se configurar em uma tragédia de grande dimensão.

Ajuda das Forças Armadas

O governador Tarcísio pediu ajuda do Exército para deslocar bombeiros e médicos a áreas onde ocorreram deslizamentos de terra. Ele informou que os bombeiros não conseguem acessar áreas onde ocorreram soterramentos devido à situação das estradas, interditadas por queda de barreiras. 

Juntamente com o prefeito de São Sebastião, o governador sobrevoou o município até a altura da praia de Maresias. Felipe Augusto afirmou à GloboNews que as "cenas são assustadoras".

Ministério anuncia ajuda

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou neste domingo a liberação de R$ 2 milhões às vítimas do temporal. Segundo o ministro, o valor será repassado pela Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária de Santos. Em vídeo gravado de São Luís (MA), França disse que foi acionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— O presidente Lula me ligou para falar sobre a emergência de São Sebastião (SP) e nos pediu que agíssemos depressa. Nós pedimos ao secretário nacional de portos, Fabrizio Pierdomênico, que falasse com o Porto de Santos. E a autoridade portuária acaba de liberar R$ 2 milhões para as prefeituras e o governo do estado para ajudarem as vítimas dessa tragédia do litoral norte do estado de São Paulo — disse o Márcio França.

O que causou volume de chuvas

Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências da cidade de São Paulo, as tempestades sem precedentes no litoral paulista foram provocadas pela chegada de uma frente fria vinda do Sul do país no sábado, associada a um sistema de baixa pressão na costa no litoral paulista.

Esse sistema movimenta o ar da superfície para as camadas mais altas, formando nuvens pesadas.

— Pela manhã, teremos sol entre nuvens, e as pancadas de chuva voltam a ocorrer no fim de tarde, não na intensidade deste fim se semana — afirmou Garcia.

Como fica o tempo nos próximos dias

As chuvas continuam a partir desta segunda-feira no Litoral Norte, na Baixada Santista e na Região Metropolitana de São Paulo, mas os volumes devem ficar bem abaixo do registrado neste fim de semana.

Apesar da expectativa de menor quantidade de chuva, os riscos no litoral prosseguem, uma vez que as áreas de risco, que são as encostas de morros, continuam encharcadas e propícias a deslizamentos de terra. Nos próximos dias, as chuvas fortes deverão atingir o litoral do Paraná e de Santa Catarina. A expectativa é de chuva forte, mas não em volumes recordes como os registrados no Litoral Norte paulista.

Ainda não se sabe ao certo quantas podem ser as vítimas de deslizamentos de terra e desabamentos, uma vez que as equipes de socorro ainda não conseguiram acessar as principais áreas da tragédia, que estão no município de São Sebastião. 

A expectativa da Prefeitura era que os resgates, que não puderam ser feitos durante o dia por falta de acesso, sejam intensificados durante a noite deste domingo e madrugada de segunda-feira.


Fonte: O GLOBO