Presidente da República desembarcou em São José dos Campos (SP) por volta das 11h

Depois de sobrevoar áreas afetadas pelas chuvas no Litoral Norte paulista, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir medidas emergenciais que serão adotadas na região.

Lula desembarcou em São José dos Campos (SP) por volta das 11h. Depois de sobrevoar as áreas atingidas pelas chuvas com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula pousou em um heliponto em São Sebastião por volta das 11h40min e foi recebido por Tarcísio. Os dois vão se reunir no Teatro Municipal de São Sebastião, atual sede do gabinete de gerenciamento das ações de resgate e salvamento no Litoral Norte.

No domingo, pelas redes sociais, Lula colocou a Defesa Civil e as Forças Armadas à disposição do governo paulista e das prefeituras das cidades afetadas. O presidente disse que iria se reunir com todos os níveis de governo para atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região.

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

Segundo o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a gestão federal estrá trabalhando em um plano de reconstrução das áreas.

Na manhã desta segunda, o governo de São Paulo informou que havia pelo menos 747 pessoas desabrigadas em regiões do Litoral Norte. Ao todo são 970 pessoas desalojadas até agora. O número de óbitos segue em 36, mesmo patamar do último boletim do governo, na noite de domingo.

Segundo a Defesa Civil, há ao menos 40 pessoas desaparecidas em São Sebastião (SP). São 36 desaparecidos em Barra do Sahy e quatro em Juquehy.


Fonte: O GLOBO