Posto foi alvo de tiros e fiscais revidaram; órgão pediu reforço na segurança à Polícia Federal

O Ibama informou nesta quinta-feira que a base federal instalada há duas semanas na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de atentado durante a madrugada.

De acordo com o órgão, criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações, e os fiscais revidaram. No tiroteio, um dos garimpeiros ficou ferido, informou o Ibama. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) por atacar servidores públicos e estava internado até a noite desta quinta, segundo o órgão

O Ibama informou que criminosos desciam o rio em sete "voadeiras" (embarcação) de 12 metros carregadas de cassiterita, um minério encontrado na região. O carregamento de minério extraído da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram.

A segurança da base de controle, instalada no último dia 7, é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

O objetivo principal da base é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território. Desde a instalação de uma barreira física com cabos de aço, no último dia 20, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos, segundo o Ibama.

"Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos", disse em nota presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. O Ibama pediu à PF reforço da segurança na base.


Fonte: O GLOBO