Resultados são divulgados na próxima terça-feira, quando também começam as inscrições do Prouni

O Ministério da Educação fecha nesta sexta-feira a edição de 2023 do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado para estudantes que realizaram o Enem em 2022 e tentam uma vaga na universidade pública.

A inscrição no Sisu é gratuita pelo site sisu.mec.gov.br. O candidato pode escolher até duas opções de curso, sendo possível mudá-las enquanto o período de inscrições estiver aberto. Os resultados saem no dia 28.

No último dia do Sisu, as escolhas feitas pelos alunos serão escolhas permanentes. Ele não poderá mais trocar a primeira e a segunda opção como ele vinha fazendo desde o dia 16 já que, até então, as escolhas eram provisórias, lembra Rodrigo Reis, diretor do colégio Ao Cubo

— A primeira opção deve ser um curso que o aluno deseja muito estudar, precisa ser a faculdade dos sonhos e que ele tenha alguma chance de aprovação. Já a segunda opção é também um curso que o aluno deseja estudar, mas que ele deseje menos que a primeira opção e que ele também tenha alguma chance de aprovação —afirma.

Reis afirma que este é o momento de o aluno estudar o histórico de reclassificações dos cursos, para tomar a melhor decisão do curso que escolherá se estiver abaixo da linha de corte.

As notas de corte ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. O estudante pode recorrer à nota de corte do ano passado no curso buscado, como uma baliza. As notas, em geral, mantêm uma estabilidade, mesmo com as variações de um ano para outro. Essa informação pode ser acessada em uma ferramenta no site do jornal O GLOBO (confira aqui).

No entanto, a possibilidade de alteração do curso durante o período do Sisu precisa ser usada com cuidado, alertam os especialistas. Há o risco de que o estudante aceite uma vaga de uma especialidade parecida com a área que ele mais gostaria, mas não se adapte e deixe os estudos antes de se formar.

Metade abandona

Uma pesquisa de Andréa Cabello, professora do Departamento de Economia da UnB, mostra que metade dos ingressantes pelo Sisu deixa o curso, principalmente no primeiro semestre. A forma de seleção muitas vezes favorece uma decisão menos pensada.

— O Sisu permite que alguns candidatos entrem na universidade independentemente de uma avaliação correta de custos e benefícios, que muitas vezes somente serão sentidos mais à frente. Eles ficam num dilema entre ingressar na universidade de qualquer forma e entrar para buscar a formação desejada. Nos casos em que a aprovação se dá em um curso próximo ao buscado originalmente, ou em uma instituição mais distante, os custos dessa decisão talvez só sejam sentidos mais para frente e podem resultar em evasão — detalha Andréa.

Como fazer a inscrição no Sisu?

Passo 1. Clique em "Fazer inscrição" na página do Sisu e, logo em seguida, em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro".

Passo 2. Na parte de "Minha inscrição", você pode escolher duas opções de curso. Basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

Passo 3. Também é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso na barra de buscas.

Passo 4. Ao clicar no curso de preferência, aparecem mais detalhes e modalidades disponíveis. Escolha uma das opções e clique em "Escolher esta modalidade", logo em seguida.

Passo 5. Por fim, para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de "Minha inscrição" e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

Como funciona o site do Sisu?

Dentro da plataforma é possível encontrar as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota. Outras adotam bônus na nota do candidato.

Como funciona a nota de corte no Sisu?

Alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina. Por exemplo, a maioria das universidades dão peso dois ou três para a nota de redação em seus cursos no geral. Normalmente, as disciplinas que mais têm a ver com o seu curso vão ganhar um peso diferenciado, como Matemática para quem quer cursar Engenharia.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Medicina, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Ciências da Natureza.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Pedagogia oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade.

Elas ajudam o candidato a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias — se vale a pena manter ou trocar de curso. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixo e ela saltar de um dia para o outro.

Veja o calendário completo de inscrições nas universidades:

  • Inscrições do Sisu: de 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado do Sisu: 28 de fevereiro
  • Inscrição do Prouni: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultados do Prouni: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada)
  • Inscrições do Fies: de 7 a 10 de março
  • Resultados do Fies: 14 de março


Fonte: O GLOBO