Principal autoridade do governo americano no setor ambiental está no Brasil até terça-feira

O enviado do governo dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, terá uma série de encontros nesta segunda-feira com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Esse será o primeiro dia de compromissos de Kerry, que chegou a Brasília no domingo e fica no país até terça-feira. 

O objetivo das reuniões será tratar de temas como crise climática e desmatamento, com expectativa também de discussões sobre os próximos passos da entrada dos americanos no Fundo Amazônia.

De acordo com a agenda de Marina, o primeiro evento é uma reunião às 11h, no Palácio Itamaraty, que também deverá contar com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. Logo em seguida, será realizada uma reunião ampliada, com outros membros do Ministério do Meio Ambiente, como o secretário-executivo, João Paulo Capobianco.

Às 13h, está previsto um almoço em homenagem a Kerry, também no Itamaraty. E, de noite, haverá um jantar com a presença da ministra, na residência da embaixadora americana em Brasília, Elizabeth Frawley Bagley.

Marina e Kerry já tiveram uma reunião no ano passado, durante a transição de governo. Os dois se encontraram na COP 27, a Conferência do Clima das Nações Unidas, em novembro, no Egito.

Outros detalhes da agenda do enviado no Brasil não foram divulgados. De acordo com a embaixada, Kerry seguirá com as tratativas do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA, que os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva relançaram durante reunião em Washington, em 10 de fevereiro.

O grupo foi instituído em 2015, em acordo diplomático entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama. No novo formato, o grupo tem como diretrizes combate ao desmatamento e degradação do solo, transição energética e práticas agrícolas de baixa emissão de poluentes, entre outros temas ambientais.


Fonte: O GLOBO