Cidade terá pancadas de chuva que encontrarão solo encharcado do último final de semana, alerda Cemaden

Bombeiros desceram das ruas da Vila Sahy, em São Sebastião (SP), mais um corpo neste domingo, informou a Globonews. Com isso, de acordo com o G1, são 65 mortes confirmadas na tragédia do Litoral Norte de São Paulo, na madrugada de sábado para domingo do carnaval.

Mais cedo, a Defesa Civil Nacional divulgou uma previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemden) de que é alta a probabilidade de deslizamentos de terra na Baixada Santista e no Litoral Norte Paulista, com especial atenção para a faixa entre Guarujá até São Sebastião, justamente onde ocorreu a tragédia no carnaval.

“Os acumulados extremamente elevados registrados entre o último sábado e domingo, associados à ocorrência generalizada de movimentos de massa, juntamente com a previsão de pancadas de chuva isoladas no decorrer deste domingo, ainda indicam a possibilidade de ocorrência de novas rupturas e deslizamentos residuais. Importante mencionar que não se trata de eventos generalizados nem com mesma magnitude dos eventos do final de semana”, aponta o alerta.

Além disso, há risco moderado de deslizamentos na Região Metropolitana e no Vale do Paraíba de São Paulo, no Litoral Sul Paulista e no Sul Fluminense (há previsão de pancadas de chuva localmente fortes), na Região Metropolitana de Curitiba e na Região Metropolitana de Manaus.

O corpo localizado neste domingo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) da região para o reconhecimento da vítima por familiares. As buscas estavam concentradas em apenas uma residência, após vizinhos apontarem que, de uma família de oito pessoas, só sete tinham sido localizadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há mais desaparecidos. Todas as família que entraram em contato com as autoridades informando a falta de um parente já conseguiram localizá-los.

Até o momento, 55 vítimas foram identificadas e liberadas para o sepultamento. Segundo o governo estadual, são 20 homens adultos, 17 mulheres adultas e 18 crianças.

Segundo o último boletim estadual, divulgado às 11h deste domingo, são 1.150 desalojados e 1.290 desabrigados na cidade.

Este foi o oitavo dia de buscas, que se concentraram principalmente na Vila Sahy. Outras regiões que também tiveram registro de desaparecidos já concluíram as operações, como Boiçucanga e Juquehy.

Além desse trabalho de resgate, os bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada.


Fonte: O GLOBO