As equipes de busca estão arrecadando doações de alimentos, remédios e itens de higiene para os bichinhos salvos do temporal

Pelo menos 66 animais de estimação, sendo 40 cães, 22 gatos e quatro não identificados, foram resgatados pelas equipes de busca das áreas atingidas pelo temporal no Litoral Norte de São Paulo, segundo o governo de São Paulo.

Além dos animais de estimação, quatro gansos, seis patos, uma porca e 21 sapos foram realocados dos locais em que há casas destruídas, árvores caídas, deslizamentos e muita lama.

Entre a noite do sábado e a manhã do domingo, a região foi afetada pela maior chuva da história do Brasil, de 600 mm, deixando um rastro de destruição nas cidades costeiras. Além de 49 mortos, há 38 desaparecidos e milhares de desabrigados e desalojados.

Parte dos resgates tem vindo da ajuda de voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad). Quatro médicos veterinários e três resgatistas integram o grupo, divididos em duas equipes que atuam na Barra do Sahy e em Boiçucanga, dois bairros de São Sebastião, cidade mais afetada pelas chuvas.

Quarenta cães e 22 gatos foram resgatados na Barra do Sahy e outros quatro animais não identificados em Boiçucanga, onde outros vinte receberam auxílio do grupo.

Os voluntários têm arrecadado doações de alimentos, remédios e itens de higiene para os animais resgatados. Há necessidade de latinhas de patê e ração úmida de cães, vermífugo, comprimidos e coleiras antipulgas, além de tapetes higiênicos e areia para gatos.

"As doações podem ser feitas nas unidades do Poupatempo e estações do Metrô e da CPTM. Os materiais estão sendo encaminhados pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) à Escola Municipal Patrícia Viviani, no bairro Topolândia, em São Sebastião", informa o governo.


Fonte: O GLOBO