Critério da premiação pretende eleger escolas que 'transformam vidas dentro das salas de aula e muito além'

Quatro colégios públicos brasileiros foram selecionados como os finalistas do prêmio World's Best Schools (Melhores Escolas do Mundo) em 2024, organizado pela plataforma T4 Education. O critério da premiação pretende eleger escolas que "transformam vidas dentro das salas de aula e muito além". A plataforma avalia colégios do mundo todo em cinco categorias: "Colaboração da Comunidade"; "Ação Ambiental"; "Inovação"; "Superando Adversidades" e "Apoiando Vidas Saudáveis".

Os colégios brasileiros finalistas são a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo (indicada na categoria "Colaboração da Comunidade"); EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba, no Pará (indicada na categoria "Ação Ambiental"); Colégio Militar de Manaus (indicado na categoria "Inovação"); e o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no RS (indicada na categoria "Superando Adversidades").

Conheça as escolas

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo, usa xadrez e clube de atletismo para formar alunos e foi indicada na categoria "Colaboração da Comunidade". Segundo a premiação, a instituição é "impulsionada pela missão de desenvolver cidadãos conscientes e transformadores", e "revitalizou a sua abordagem à educação, integrando atividades esportivas e cognitivas únicas. Esta iniciativa catalisou um envolvimento significativo da comunidade, transformando a escola num centro vibrante onde os recursos locais são aproveitados para expandir as oportunidades educacionais".

O Colégio de Manaus se destaca em acesso à educação em áreas de difícil acesso. Indicado na categoria "Inovação", a escola recebeu vários prêmios e menções em feiras científicas nacionais, incluindo o Prêmio de Inovação Digital. Além disso, o colégio tem mantido notas mais altas entre as escolas militares brasileiras, validando sua qualidade educacional, "sublinhando o seu compromisso com a excelência no e-learning".

A Instituição de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, indicada na categoria "Superando Adversidades", usa rap para educar jovens detidos. O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, se destaca pelo seu projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), que usa o estilo musical para promover educação, direitos humanos e reduzir a reincidência criminal dos alunos.

A Escola paraense EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba, consiste em um projeto para transformar alunos em "guardiões da Amazônia". Indicada na categoria "Ação Ambiental", o colégio ensina seus alunos, na prática, a reflorestarem e a cuidarem da mata nativa, "transformando-a de uma escola regular em um modelo educacional procurado pela região, demonstrando um forte compromisso com a sustentabilidade ecológica e educacional".


Fonte: O GLOBO