Clube não deve ceder à vontade do francês para não comprometer pré-temporada

A provável chegada de Mbappé ao Real Madrid já entra em conflito com o planejamento da próxima temporada. O jogador manifestou o desejo de atuar pela seleção francesa nos Jogos Olímpicos de Paris, onde nasceu e construiu boa da parte da carreira até o momento. Apesar disso, o clube mantém o posicionamento de não liberar o francês, já que conta com a participação dele em toda pré-temporada. A informação é do jornal espanhol Diario AS.

O Campeonato Espanhol tem início marcado para o final de semana de 17 e 18 de agosto. Caso o Real conquiste mais uma Champions League, a estreia de Mbappé em partidas oficiais poderá acontecer na Supercopa da Europa, no dia 14 de agosto, em Varsóvia, na Polônia. Enquanto a decisão olímpica do futebol masculino ocorrerá no dia 9 desse mês.

Com isso, o atleta perderia praticamente toda a pré-temporada, o que poderia afetar sua preparação, além de não participar da internacionalização da marca do time com jogos fora da Europa. Mais um fator que pode pesar contra à ida do francês às Olimpíadas de Paris é que o Real Madrid não tem a obrigação de liberá-lo, uma vez que o torneio não faz parte das Datas Fifa.

Além da mudança de clube, outro obstáculo no desejo do jogador é a disputa da Eurocopa, que será praticamente emendada ao torneio de futebol olímpico. A euro começa no dia 14 de junho e tem sua final no dia 14 de julho. O futebol masculino inicia seu calendário olímpico no dia 24 de julho, antes mesmo da cerimônia de abertura.

Em evento de sua fundação, a IBKM, Mbappé chegou a falar sobre o assunto, mas fez ponderações.

— Temos que esperar. Não preciso mais dizer minha intenção, todos sabem. Acho que temos que deixar as coisas acontecerem. Depois, como disse, estou numa idade em que qualquer que seja a decisão, ficarei feliz. Mas os Jogos Olímpicos são especiais, especialmente em Paris. Quando eu souber, falarei sobre isso. Mas não sei, não depende só de mim — explicou o jogador, em declarações reproduzidas pelo jornal L'Equipe.

Desde que Paris foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos, o atacante, nascido na cidade, fala abertamente da vontade de disputar a competição. Aos 25 anos, ele teria que ser convocado como um dos três jogadores acima de 23 anos. A seleção olímpica da França é treinada pelo ídolo Thierry Henry.


Fonte: O GLOBO