Treinador espanhol pode se tornar a terceira contratação de técnico mais caro da história

Um dos destaques na temporada, o técnico Xabi Alonso já virou alvo dos grandes clubes do futebol europeu. Por conta disso, o Bayer Leverkusen, clube no qual o treinador tem contrato até 2026, estipulou que só liberará o espanhol por uma quantia próxima de 23 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões, na cotação atual), segundo o jornal inglês The Mirror.

Não é comum que um clube desembolse um valor tão elevado para um treinador. A prova disto é que Xabi Alonso pode ser a terceira contratação de técnico mais caro da história — atrás de Graham Potter, que trocou o Brighton pelo Chelsea, e Julian Nagelsmann, que deixou o Leipzig e acertou com o Bayern de Munique.

Xabi Alonso é alvo do Bayern de Munique e do Liverpool para a próxima temporada. Isso porque os dois clubes já sabem que não seguirão com os treinadores a partir de julho. O time alemão anunciou a saída de Thomas Tuchel, e o técnico Jurgen Klopp deixou claro que não vai cumprir o contrato com os Reds.

Xabi está em sua segunda temporada no comando do Leverkusen. Atualmente, o clube lidera o Campeonato Alemão, com 64 pontos (dez a mais que o Bayern de Munique). A equipe é dona do segundo melhor ataque da competição (61 gols) e da defesa menos vazada (16).

Na Liga Europa, tudo vai igualmente bem para o Leverkusen. O time se classificou às oitavas de final com uma campanha de 100% de aproveitamento na fase de grupos e vai enfrentar o Qarabag, de Azerbaijão, nesta fase. A boa temporada levou a uma renovação de contrato. O vínculo do espanhol agora vai até 2026.

O diretor esportivo do Bayer Leverkusen, Simon Rolfes, que contratou Alonso em 2022, no entanto, acredita que o espanhol poderá continuar, apesar de vários grandes clubes europeus estarem interessados em contratá-lo. Alonso, inclusive, já recebeu uma proposta do Liverpool, segundo o jornal alemão Bild.


Fonte: O GLOBO