Premiação havia vetado o feito pois os palitos usados não são os comuns encontrados normalmente no comércio

Uma inesperada reviravolta consagrou o francês que passou 8 anos construindo uma réplica da Torre Eiffel de 7 m de altura com palitos de fósforo. Nesta semana, o World Guinness Records — responsável pelo Livro dos Recordes — recusou a tentativa de Richard Plaud sem nem mesmo visitar a obra, alegando que o material usado não pode ser comprado em lojas. Mas, a organização voltou atrás e vai reconhecer o feito de Plaud.

Em entrevista à Reuters, Plaud disse que viveu uma “montanha-russa emocional” depois de gastar 4.200 horas ao longo de oito anos construindo seu modelo com mais de 706 mil fósforos e 23 quilos de cola. — Durante oito anos, sempre pensei que estava construindo a mais alta estrutura de palitos de fósforo — disse ele à agência

O problema inicial apontado pelo Guinness foi que ele não havia usado fósforos “disponíveis comercialmente”. A organização afirmou os palitos foram alterados de forma irreconhecível em relação à sua forma original, impossibilitando a comparação com outras tentativas.

Richard Plaud (à direita) fala sobre sua Torre Eiffel de palitos: 7,19 metros de altura — Foto: Reprodução/Facebook(Richard Plaud)

Plaud começou a obra com fósforos comprados em supermercados para construir a estrutura. No entanto, ele conseguiu convencer o fabricante francês de palitos de fósforos Flam'Up a fornecer-lhe centenas de milhares de fósforos já sem a cabeça, o que levou o Guinness a recusar seu recorde.

— Estamos muito entusiasmados por poder aprová-lo (…) estamos felizes por poder admitir que fomos um pouco duros demais com o tipo de lutas necessárias nesta tentativa, e a tentativa de Richard é realmente oficialmente incrível — disse Mark McKinley, diretor de serviços centrais de registros do Guinness World Records.

Francês construiu réplica da Torre Eiffel em oito anos, com 7,19m de altura: sem o recorde — Foto: Reprodução/Facebook(Richard Plaud)

A torre superou o recorde anterior da escultura de palito de fósforo mais alta de todos os tempos, que pertence ao artesão libanês Toufic Daher, que criou um modelo de 6,53 metros de altura da Torre Eiffel em 2009.


Fonte O GLOBO