Paraguaio é defensor central de ofício, mas passou a atuar como lateral com Marcelo Gallardo

O paraguaio Robert Rojas tem tudo para ser o segundo reforço do Vasco para a temporada 2024. O jogador de 27 anos, nome benquisto pelo treinador Ramón Díaz, é um zagueiro de origem, mas viveu o melhor momento da carreira atuando como lateral-direito. O responsável por essa adaptação foi o lendário técnico Marcelo Gallardo, hoje na Arábia Saudita.

Revelado no Guaraní-PAR, Rojas estreou pelo River em 2019. Foram 98 jogos e 11 gols marcados até aqui com a camisa dos Millonarios.

Ao longo da sua trajetória profissional, Rojas viveu a melhor temporada em 2021, quando Montiel deixou o River. Foi a partir dali que Gallardo passou a testá-lo com mais frequência como lateral. Na nova função, naturalmente tinha menos recursos ofensivos que os laterais de origem, mas se destacava pela imposição física nas dividas, na marcação e na segurança na saída de bola.

O paraguaio, inclusive, foi o personagem de uma polêmica instrução enérgica do treinador naquele ano, quando pediu que "arrebentasse o tornozelo" de Tévez em clássico com o Boca Juniors.

Lesão grave

Ironicamente, foi uma lesão que freou seu melhor momento. Em abril de 2022, sofreu fraturas na tíbia e na fíbula após um choque violento em partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Acabou ficando afastado dos gramados por sete meses, retornando em novembro daquele ano.

Nos meses seguintes ao retorno, perdeu espaço, especialmente após a saída de Gallardo, em dezembro. Nunca caiu das graças de Demichelis, atual treinador do clube, e acabou como reserva tanto na lateral quanto na zaga. Eventualmente, ganharia mais minutos em meio a problemas de lesões e indisponibilidades no elenco, embora mantivesse o status de negociável pelo River.

Tanto no clube quanto na seleção paraguaia, passou a alternar entre zagueiro e lateral, atuando até como terceiro zagueiro pela direita em um esquema com três defensores. Em agosto, depois de ser procurado pela primeira vez pelo Vasco, foi emprestado ao Tigre, também da Argentina, no qual seguiu no revezamento entre as funções.

No cruz-maltino, encontrará concorrência alta nas duas posições: o clube tem Pumita Rodríguez e Paulo Henrique como opções pelos lados e Maicon, Medel, Léo e o recém-contratado João Victor como primeiras nomes na zaga. Cabe a Ramón Díaz fazer essa gestão.


Fonte: O GLOBO