Carlos Alberto Mota Candreva, 32, está desaparecido desde a madrugada de sábado; escritor e DJ estava a bordo do MSC Preziosa

Horas antes de cair no mar na madrugada deste sábado, o escritor e DJ Carlos Alberto Mota Candreva, de 32 anos, gravou vídeos a bordo do cruzeiro MSC Preziosa. A identidade da vítima foi revelada pelo portal g1. Em seus stories no Instagram, o passageiro que está desaparecido afirmou que estava curtindo o pré-réveillon:

— Ainda aqui no Porto de Santos, estamos esperando sair. Tem festa hoje a noite, minha mala ainda não chegou na porta da cabine e estamos aqui curtindo — disse o escritor.

Natural de Tupanã, no interior de São Paulo, Carlos Candreva viajava com uma mulher, quando ocorreu o acidente, por volta de meia noite e meia de sábado. Ele tem dois livros publicados de poesia, "Pensamentos delirantes morando no arcabouço" e "Tudo Que Desaprendemos Nos Conhecendo". Até 2022, trabalhava enquanto desenvolvedor em um grande branco. Antes disso, exerceu a função de engenheiro de software em empresas de tecnologia.

De acordo com a Marinha, as buscas pelo passageiro seguem por mais de 24 horas. Após o desaparecimento, o cantor Alexandre Pires, que se apresentaria no cruzeiro, cancelou o show em respeito às buscas, além de ter lamentado o ocorrido. No final da tarde deste domingo, a Marinha divulgou nota dizendo que as buscas continuam. (leia a íntegra no final da matéria)

O cruzeiro, batizado de "Réveillon em Alto Mar", saiu do porto de Santos, no litoral paulista e levava os passageiros para acompanhar a virada do ano no Rio de Janeiro. Trata-se do mesmo navio utilizado no cruzeiro do jogador Neymar, que terminou no sábado.

Outros passageiros que também estão no navio, que passará a virada do ano em alto mar, falaram em suas redes sociais sobre o ocorrido e relaram como está o clima desde o acidente. Segundo os hóspedes, o homem teria caído do 15° andar do navio, da cabine em que estava.

De acordo com alguns reatos, o casal discutia na hora do acidente. "O casal estava discutindo e no meio da discussão, o cara pulou. Estava prestes a começar o show do Alexandre Pires e tocou a sirene três vezes, que é ‘homem em alto mar’. O navio parou: não tem show, não tem atração, não tem bebida, não tem nada, até achar uma pessoa que caiu no mar", relatou o influenciador Felipe Theodoro.

O que diz a Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), informa que as buscas pelo passageiro que teria caído do navio “MSC Preziosa” permanecem em curso pelo segundo dia consecutivo, considerando padrões técnicos e históricos, as ações de ventos, marés e correntes de deriva da região.

Com o propósito de obter mais informações que possam auxiliar nas buscas estão sendo emitidos Avisos-Rádio Náuticos, dando ampla divulgação via rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que naveguem em áreas próximas.

O Com8ºDN se solidariza com o momento crítico e mantém os familiares informados sobre o andamento das buscas. Cabe destacar que a MB incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.


Fonte: O GLOBO