Sul tem baixa probabilidade de chuva; Centro-Oeste e Norte devem ter fortes pancadas localizadas; Nodeste terá virada quente e nublada, com chuvas no interior

Se você for a Copacabana para ver os fogos, é melhor levar um guarda-chuva. O Inmet avisou que o Rio de Janeiro terá chuva leve na virada, com possibilidade de pancadas fortes e trovoadas na madrugada. Belo horizonte e Vitória podem ser atingidas por tempestades, mas São Paulo deve ter apenas ventos fortes e uma leve garoa. É esperado que a temperatura fique em torno dos 25° em todo o Sudeste do país.

Maior parte do país terá céus nublados, com possibilidade alta de chuvas nas partes em amarelo — Foto: Inmet


Segundo a metereologista Dayse Moraes, os turistas que se reuniram para passar a virada em Porto Alegre e Florianópolis podem ficar tranquilo, pois a possibilidade de chuva no Sul é baixa. As temperaturas também ficarão amenas, em torno de 25°C.


Já os festeiros do Nordeste terão que enfrentar tempo quente, com temperaturas acima de 30°C. A maioria do litoral deve ser poupado das chuvas, mas podem cair pancadas no interior. No Centro-Oeste e partes do Norte, o Inmet alerta que podem cair fortes pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura também deve ficar acima dos 30°C nas capitais, com exceção de Brasília.





Rio de Janeiro




Na capital fluminense, cidade que recebe uma das maiores queimas de fogos do país, em Copacabana, a previsão para o dia 31 de dezembro é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia — e, assim como todo o Sudeste e Centro-Oeste, promete pancadas de chuvas localmente fortes. A instabilidade permanece no primeiro dia de 2024, e avança para o norte do estado.


Como fica o tempo na hora da virada? De acordo com a meteorologista, o clima deve ficar nebuloso, com ventos frios vindos do mar e a promessa é de chuva fraca.


— Há chance de pancadas de chuva principalmente no norte fluminense, mas na capital o pior já vai ter passado na hora da virada. Vamos ter nebulosidade, circulação de ventos úmidos vindos do mar, mas a chuva será fraca. As pancadas mais fortes ficarão concentradas entre a região norte fluminense, especialmente em Campos dos Goytacazes, até o sul do Espírito Santo — disse a especialista.




São Paulo




Já em São Paulo, quem pretende aproveitar os fogos da Avenida Paulista precisa levar capa de chuva: o ano-novo promete ser nublado, fresco e com garoa, segundo informações do Climatempo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), as temperaturas devem variar entre 17°C e 24°C. A manhã do dia 31 de dezembro terá céu encoberto, mas a tarde e noite devem ser marcadas por chuvisco, porém o potencial de tempestades é baixo.


No litoral paulista, o clima também deve ser chuvoso. De acordo com o Climatempo, em Praia Grande, as temperaturas variam entre 21°C e 26°C, com pancadas de chuva ao longo do dia todo.


Em Santos e Guarujá, a tendência se mantém a mesma: 90% de chance de pancadas de chuva ao longo de todo dia, com a mesma variação de temperatura de Praia Grande.



Como fica o tempo na hora da virada? A capital paulista deve ter mais nebulosidade que chuva, mas ainda há uma pequena chance de garoa. Um cenário muito parecido se desenha nas capitais: muitas nuvens, tempo nebuloso e chuva leve tipo garoa durante a virada.




Sul




No Sul, o tempo ficará estável, com temperatura amena, por influência de uma massa de ar polar. No entanto, o Climatempo alerta que há condições de chuva fraca no litoral do Paraná e de chuviscos em Florianópolis, assim como em Curitiba.


Na capital catarinense, Florianópolis, a virada terá céu encoberto com temperaturas que variam entre 20°C e 25°C e ventos fracos.


Em Balneário Camboriú, o tempo deve variar ao longo do dia. Pela manhã, pode chover, mas à tarde o sol aparece. A noite da virada pode ser marcada por uma garoa, com temperaturas que variam de 19°C à 25°C.


Como fica o tempo na hora da virada? A chance de chover em ‘Floripa’ na hora da virada é bem pequena. A frente fria estará afastada da região sul do Brasil, garantindo pouca chance de chuva, mas grande nebulosidade.




Nordeste




Na região Nordeste, a previsão é de sol e calor em grande parte, com pancadas mais expressivas no interior. Em Salvador, o último dia do ano deve ser marcado por temperaturas entre 24°C e 32°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve permanecer encoberto. O vento na capital baiana pode ser de fraco a moderado.


Já em Maceió, Alagoas, o dia da virada do ano pode ficar mais quente se comparado à capital baiana. Os termômetros devem marcar entre 23°C e 33°C. O réveillon na capital alagoana deve ser nublado, com pancadas de chuva e rajadas de vento apenas na tarde do primeiro dia do ano.


Em Natal, a virada será marcada por pancadas de chuva isoladas, enquanto Recife deve ser poupada de precipitação, mas não de céus cobertos. A temperatura varia pouco entre as capitais. Em Natal, os termômetros marcam de 25°C a 31°C, enquanto em Recife, a mínima é de 24°C e a máxima de 32°C.



São Luís, no Maranhão, tem réveillon com previsão de pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas mínima e máxima variam entre 25°C e 32°C.




BH, Espírito Santo e Centro-Oeste




A capital mineira terá chuva durante todo o dia 31, com possibilidade de trovoadas e precipitações volumosas durante a virada. As temperaturas variando entre 19°C e 28°C. O mesmo panorama está previsto para o dia 1º de 2024. O mesmo vale para Vitória, no Espírito Santo, que tem 90% de chance chuva espalhadas ao longo do dia.


No Centro-Oeste, as temperaturas ficam acima dos 30°C, e as chuvas marcam presença em todas as capitais. Em Goiânia e Campo Grande, as máximas chegam a 31°C na véspera, com uma queda bruta após a virada - o primeiro dia do ano não supera 28°C e 29°C, respectivamente. Cuiabá será a capital mais quente, com máximas que podem chegar a 33°C na véspera e 32°C no ano-novo, enquanto que Brasília tem mínimas de 17°C e 18°C nos dois dias e máximas de 27°C.




Fonte: O GLOBO