Estrangeirismo tem origem no reinado de D. Pedro II, quando grandes banquetes eram servidos na véspera de datas importantes

A chegada de um novo ano é comemorada no mundo inteiro, seja na Austrália — onde os moradores são um dos primeiros a comemorar a data — ou na praia de Copacabana. O evento é carregado de tradições, bebidas, promessas e diferentes palavras que o remetem: ano-novo e réveillon. Afinal, qual é a diferença entre elas?

O que significa Réveillon em português?

A palavra réveillon tem origem francesa e vem de “réveiller”, que significa acordar, despertar, erguer, entre outros sinônimos. Ela começou a ser usada no Brasil para identificar eventos populares entre os nobres do século 17, durante o reinado de D. Pedro II, como jantares e coquetéis — que costumavam acontecer na véspera de datas importantes e "varavam" a noite. Assim, a festa de réveillon nada mais é do que a comemoração do “despertar do ano” e carrega o costume de banquetes e da elegância.

Qual é a diferença entre Réveillon e Ano-Novo?

Para quem prefere fugir do estrangeirismo, há a palavra ano-novo, que também remete à festa da passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Mas atenção: ela é diferente de ano novo (sem hífen) e remete a todos os 12 meses do próximo ano.


Fonte: O GLOBO