Aeronave é usada para reconhecimento da área e coleta de imagens da superfície do planeta

Primeiro e único objeto voador construído pelo homem a voar em outro planeta sem ser a Terra, o pequeno helicóptero Ingenuity estabeleceu um novo recorde de voo em Marte após percorrer uma distância de 705 metros, segundo anunciou a Nasa nesta quinta-feira.

O voo número 69 durou 135,4 segundos, com velocidade máxima de 36km/h. Após a realização do experimento, a nave pousou em segurança no mesmo local, e a Nasa compartilhou uma nova imagem da superfície de Marte.

O helicóptero é usado pela agência americana para reconhecimento da área e coleta de imagens da superfície de Marte. O Ingenuity foi o primeiro helicóptero da História a fazer um voo motorizado em outro planeta. A aeronave é controlada pela equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, no sul da Califórnia.

O Ingenuity voou pela primeira vez no solo de Marte em abril de 2021, quando planou a três metros do chão por 30 segundos. Pouco tempo depois do primeiro voo, o helicóptero já voava horizontalmente a 357 metros de altura. A aeronave foi essencial para provar que o voo era possível em Marte.


Fonte: O GLOBO