Cálculo é feito a partir do peso. Quem mora em áreas mais quentes ou pratica atividades físicas precisa aumentar consumo

Quanto de água devo tomar todos os dias? A recomendação geral é beber 2 litros. No entanto, a depender do peso e da rotina da pessoa, essa quantidade pode ser insuficiente. Por isso, existe um cálculo que aponta a quantidade mais recomendada. Basta multiplicar seu peso por 35 ml. Mas você não precisa fazer a conta, basta usar a calculadora de água do GLOBO.

Posso beber mais que o recomendado?

Sim, principalmente se você mora em regiões muito quentes e elimina uma grande quantidade de suor. Se pratica alguma atividade física também deve aumentar a ingestão de água, consumindo de 500ml a 1 litro a mais.

Outros líquidos entram na contagem?

O resultado da calculadora indica a quantidade de água que você deve beber por dia. Só de água. Ela não deve ser substituída por outros líquidos, como chás e sucos. Essa ingestão não deve ser contabilizada na quantidade de água diária.

Especialistas também recomendam não ingerir refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para a desidratação. Apesar dessas duas bebidas darem um alívio na sede, normalmente, essas bebidas contêm cafeína ou álcool, substâncias com ação diurética, que podem contribuir para a desidratação.

Posso beber a água toda de uma vez?

Não. O ideal é beber a água gradualmente, pequenas quantidades ao longo do dia. Assim, seu corpo de mantém sempre hidratado e não desperdiça água.

Beber água demais em pouco tempo pode fazer mal?

Sim. Ingerir uma grande quantidade de água em um intervalo de tempo muito curto pode fazer mal à saúde. Por isso, o indicado é consumir pequenas quantidades ao longo do dia.

Em agosto, uma mulher americana de 35 anos morreu por intoxicação após beber 2 litros de água em 20 minutos. Ao voltar pra casa, Ashley Summers desmaiou na garagem depois de sofrer um inchaço cerebral. Encaminhada ao hospital, os médicos a diagnosticaram com intoxicação por água, chamada de hiponatremia, causada pelo excesso de água no corpo e pouco sódio.


Fonte: O GLOBO