Objetivo final do encontro é que, em algum momento, os presidentes comecem a discutir uma agenda comum para a América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu boas vindas aos presidentes da América do Sul enfatizando a necessidade de união entre os países da região. Ele disse que a integração entre as nações é resultado da redemocratização.

— Entendemos que a integração é essencial para fortalecimento da América Latina. Uma América do Sul forte, confiante e politicamente organizada — afirmou.

O encontro, que está sendo chamado de 'refúgio' por Lula e outros integrantes do governo brasileiro, servirá como palco de debates, com direito a queixas e exposição de divergências políticas e econômicas. O objetivo final é que, em algum momento, os presidentes comecem a discutir uma agenda comum para a América do Sul.

A programação conta com uma fala inicial de Lula e de cada líder, seguidas por um almoço e uma reunião mais informal. Do Itamaraty, os chefes de Estado seguirão para o Palácio da Alvorada, onde Lula e Janja oferecerão um jantar.

Apenas a presidente do Peru, Dina Boluarte, não estará presente, pois está impedida de deixar o país. Porém, ela enviou um representante de alto nível para o encontro.


Fonte: O GLOBO