Presidente participou de reunião com chefes dos Poderes, governadores e prefeitos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que a segurança nas escolas "ruiu" por conta da ação de grupos criminosos nas redes sociais e defendeu que escolas não podem ser transformadas em prisões de segurança máxima. Lula deu a declaração durante uma reunião com os chefes dos Poderes para discutir a violência nas escolas. O governo anunciou uma série de medidas sobre o tema e destinação de R$ 3 bilhões para ações relacionadas à questão.

Lula fazia referência a instalação de equipamentos de segurança, como detectores de metal, e defendia uma política educacional, familiar e humanizada como um caminho para a solução do problema. Lula afirmou que "não há dinheiro para isso" e que seria uma "demonstração de que não sabemos resolver o problema real".

– Não vamos transformar as nossas escolas em uma prisão de segurança máxima, que não tem solução. Não tem dinheiro para isso, nem é politicamente correto, humanamente correto, socialmente correto. Se a gente tentar fazer isso, a gente está dando uma demonstração de que não servimos para muita coisa, porque nós não sabemos resolver o problema real.

O presidente destacou que é preciso participação dos pais nesse processo e frisou que escolas não devem ser prisões.

– Quando uma criança acha que uma arma é a solução, por que ela acha? Ela viu na bíblia? Não! No livro escolar? Não! Ela ouviu do pai ou da mãe dentro de casa. E é por isso que a gente precisa ter em conta sem a participação dos pais não recupera um processo educacional correto. – afirmou o presidente Lula, completando em outro momento: – Não vamos resolver esse problema com dinheiro, elevando o muro da escola, colocando detector de metais. Fico imaginando crianças sendo revistadas nas escolas, como seria patético para os pais, para o prefeito, governador, presidente e instituições uma criança de 8 anos ser rastreada.

Lula ressaltou o papel das redes sociais no processo de disseminação da violência:

– Estamos diante de um fato novo, porque a violência existe na nossa vida desde que a gente nasceu. o fato novo é que invadiram o lugar que para nós é tido como lugar de segurança. Toda mãe quando leva o filho para uma escola ou creche e deixa o filho lá, ela tem certeza que o filho está seguro. Isso ruiu. Ruiu porque temos um instrumento avassalador – disse Lula em menção às redes sociais.

O presidente afirmou que quer encontrar soluções para o problema em parceria com governadores, prefeitos, e os chefes dos outros poderes da República.

Lula chegou acompanhado da presidente do STF, ministra Rosa Weber, do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dos ministros Camilo Santana (Educação) e Flávio Dino (Justiça) e do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Lula também convidou para o encontro, marcado para acontecer pela manhã no Palácio do Planalto, ministros de estado, além do Ministério Público, governadores, entidades representativas dos prefeitos e alguns parlamentares.


Fonte: O GLOBO