Em denúncia do passado Ministério Público de SP destaca personalidade violenta do empresário contra mulheres e desprezo por pessoas vulneráveis em condomínio de Porto Feliz

Alvo de denúncias de agressões e estupro feitas por mulheres, que vieram à tona após o episódio em que o empresário atacou uma modelo dentro de uma academia de luxo em São Paulo, Thiago Brennand é investigado por outros episódios envolvendo funcionários de um condomínio no pequeno município de Porto Feliz, em São Paulo. 

A denúncia do Ministério Público do Estado de SP aponta que Brennand — que estava foragido e foi preso na segunda-feira (17-04) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes — se comportou de forma violenta e aparentemente banal ao perseguir em seu próprio carro, no fim do ano passado, o caseiro do residencial, a quem chamou de "vagabundo e velho barrigudo".

A denúncia foi feita depois pouco depois de Brennand ter agredido um garçom também em Porto Feliz. O relato das testemunhas foi anexado ao processo a que o empresário responde no Tribunal de Justiça de São Paulo, que tem mulheres como as principais vítimas.

A perseguição ao caseiro, de acordo com o MP, aconteceu em 25 de julho do ano passado, com apenas alguns dias de diferença para a acusação que ganhou repercussão nacional, em que o empresário aparece agredindo a modelo Helena Gomes. Imagens de vídeo divulgadas pelo Fantástico da TV Globo mostraram que, em agosto, numa academia de São Paulo, Brennand atacou Helena e puxou o cabelo dela. Brennand alegou ter feito uso "comedido da força".

Segundo o MP, o caseiro vítima de Brennand dirigia perto de uma das portarias do condomínio e passou na frente da casa do empresário, que estava saindo naquele momento. A partir daí, sem que se saiba as razões, Brennand teria passado a persegui-lo, a buzinar e, em um determinado momento, baixa o vidro do carro e grita: "vagabundo, onde você pensa que vai?". Os promotores Evelyn Moura Virgino Martins e Josmar Tassignon Júnior apresentaram denúncia contra Brennad neste caso por ameaça, que pode levar a até dois anos de prisão.

Na denúncia, o MP-SP cita que também foi ouvido um policial militar aposentado que trabalha na segurança do condomínio e teria presenciado os fatos. Ele teria relatado que viu o empresário "fechar" o carro do porteiro e xingar a vítima com palavras de "baixo calão". Segundo ele, houve "empurra-empurra". 

A testemunha também teria relatado as palavras exatas ditas por Brennand durante a discussão: "Olha para você, seu velho! Só não te quebro aqui porque você está no lugar errado! Olha o tamanho de sua barriga seu velho safado!". Além disso, ainda de acordo com o relato, o empresário teria dado a entender que estava armado e dado um tapa na cabeça da vítima.

O MP-SP destacou que o empresário já responde por outras acusações e descumpre reiteradamente as ordens judiciais. Brennnad faltou a audiências no Tribunal de Justiça e, até segunda-feira (17-04), estava foragido nos Emirados Árabes. Em setembro do ano passado, sob inúmeras acusações, ele deixou o país. 

Ele tinha sido denunciado por lesões corporais e corrupção de menores. Contra o empresário pesa ainda maus-tratos contra o próprio filho. Em 18 de outubro, ele chegou a ser preso pela Interpol em Abu Dhabi, mas foi solto após pagar fiança.

"Verifica-se um padrão de comportamento desrespeitoso a trabalhadores que desempenham atividades no interior da Fazenda Boa Vista. O denunciado parece revelar desprezo e desdém a quem, na visão dele, não ostenta a mesma condição econômico-financeira ou que esteja em qualquer situação de vulnerabilidade (como nos casos de violência a envolver as inúmeras vítimas mulheres)", diz a Promotoria.

O caso mais rumoroso contra a modelo Helena Gomes teria ocorrido no rastro de uma série de ameaças que tiveram início depois que Brennand, de acordo com a modelo, a abordou na academia e pediu o telefone dela. As recusas da modelo em sair com o acusado teriam deflagrado uma série de violências contra a vítima que culminaram com a briga na academia. 

Desde então, outras mulheres já procuraram a Justiça para narrar acusações de violências, estupro, cárcere privado e ameaças. O Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência do MP chegou a ouvir pelo menos 11 mulheres que dizem ter sido vítimas de Brennand.

Em março do ano passado, ele foi acusado de lesão corporal contra o garçom Vitor Machado, no mesmo condomínio de Porto Feliz. Ele teria dado um tapa no rosto do funcionário e segurando a vítima pelo pescoço. Brennand disse que a acusação era falsa e que sequer estava no condomínio no dia em que teria ocorrido a suposta discussão. Contra o empresário, há pelo menos cinco mandados de prisão expedidos pela Justiça brasileira.


Fonte: O GLOBO