Duas pessoas morreram e outras dez pessoas ficaram feridas pelas chamas no estabelecimento.

Dois homens morreram e outras dez pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave, em um incêndio ocorrido na noite de sexta-feira em um restaurante italiano na Plaza de Manuel Becerra, em Madri, no bairro de Salamanca. Fontes policiais apontaram um acidente na própria sala de jantar do restaurante como a causa do acidente. 

Uma porta-voz das Emergências de Madrid explicou que o incêndio começou "perto da entrada" do estabelecimento, "o que dificultou a evacuação das vítimas", e que as chamas se espalharam "a toda a velocidade pelas paredes e teto" decorados com plantas de plástico em forma de selva. Um dos mortos era funcionário do estabelecimento.

O incêndio aconteceu por volta das 23h (horário local) no restaurante italiano Burro Canaglia Bar&Resto. Ruth, uma cliente que estava dentro da pizzaria no momento do incêndio, descreveu como as chamas começaram.

— Um dos garçons ia dar o toque final em um prato com um maçarico para flambar, ele estava com o prato queimando em uma das mãos e o maçarico na o outro, passou perto de uma coluna com plantas e em questão de segundos tudo queimou — disse Ruth.

Nas imagens do site do estabelecimento e nas redes sociais, é publicada uma pizza com fogo. Há também vídeos em que se vê como a pizza realmente chega em chamas para os clientes.

Dez ambulâncias e 12 equipes de bombeiros foram enviadas para o local. O chefe do corpo de bombeiros, Carlos Marín, explicou que, apesar de não demorarem muito para chegar —a estação mais próxima fica a cerca de 300 metros—, não conseguiram evitar a tragédia devido à voracidade do incêndio.

— Embora tenhamos chegado rapidamente, a fumaça se espalhou muito rapidamente. Tivemos que fazer 12 resgates e depois checamos as escadas dos prédios anexos — relatou Marín.

David, outro cliente, indica que "tudo queimou em 10 segundos".

— É um lugar muito pequeno e fugimos. A última coisa que vi antes de sair foi um garçom com o extintor tentando apagar o fogo, mas não conseguiu conter — acrescenta David.

Outros clientes, David e Raúl, pai e filho, jantavam em família com mais seis pessoas. A mãe está internada com intoxicação leve.

— Havia cerca de 60 pessoas. O fogo estava perto da entrada, por isso quem estava perto da porta saiu, mas quem ficou para trás tentou se proteger no fundo. Minha esposa entre eles — diz Raúl.

Andrés, um garçom de um bar próximo, Pepita Thumbelina, viu o incêndio do lado de fora:

— Às onze horas começou a sair uma fumaça espessa e as janelas explodiram — relatou.

Na rua, inundada de fumaça, cenas terríveis foram vistas.

— Eu vim até a porta para tentar ajudar, mas tive que me afastar porque a fumaça era muito densa e irrespirável. Vi clientes se queimarem dizendo 'vou morrer'. Alguns pedestres quebraram as janelas com seus guarda-chuvas para ajudá-los a sair. Alguns gritaram que os cozinheiros estavam dentro porque a cozinha fica nos fundos do local — conta uma testemunha, que se identificou como Miguel.

Os bombeiros chegaram poucos minutos depois do início do incêndio e começaram a evacuar às pressas clientes e funcionários, mas a virulência das chamas foi tamanha que duas pessoas perderam a vida e outras dez foram atendidas pelo serviço de emergência, que montou um hospital de campanha. 

Os seis feridos graves foram transferidos para diferentes unidades de saúde. Enquanto algumas tropas removeram as vítimas, outras conseguiram apagar o fogo.


Fonte: O GLOBO