Manancial marcou 12,50 metros na medição das 6h desta quarta-feira (12), 61 centímetros além da medição anterior

Após apresentar vazante e ficar abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, na segunda-feira (10), o Rio Acre voltou a registrar aumento do nível na capital acreana, segundo a Defesa Civil Municipal. Na medição das 6h desta quarta-feira (12), o manancial chegou a 12,50 metros, 61 centímetros a mais do que a medição das 18h de terça-feira (11).

Ainda assim, o rio segue abaixo das medições mais preocupantes, que são as cotas de alerta e transbordo, 13,50 metros e 14 m, respectivamente.

Desde a última semana de março, o Rio Acre passou pela maior cheia em 8 anos, e chegou ao pico de 17,72 metros, mais de 3 metros acima da cota de transbordo que é de 14 metros.

Forte chuva e apagão

Na terça-feira (11), Rio Branco acumulou 70 mm de chuva e vários bairros ficaram sem energia elétrica por conta de um apagão. Moradores relataram falta de luz nos bairros Bosque, Mocinha Magalhães, Habitasa, Seis de Agosto, Morada do Sol, no Centro da capital, Baixada da Sobral, entre outros.

Imagens encaminhadas à Rede Amazônica Acre mostram pontos de alagação na Avenida Ceará, Getúlio Vargas, o Parque da Maternidade, no Centro, também ficou com um grande volume de água.

Houve ainda relatos de falta de luz na cidade de Senador Guiomard, Sena Madureira e Plácido de Castro, no interior do Acre.

Por volta das 17h05, alguns pontos da capital tiveram o restabelecimento de energia. A Energisa Acre disse por meio de nota que "está apurando as causas da interrupção no fornecimento de energia nesta terça-feira, que atingiu Rio Branco e alguns municípios".

Fonte: G1/AC