Acidente na Barra Funda causou morte de piloto e três passageiros; centro da Aeronáutica investiga motivo do desastre

Duas vítimas da queda de helicóptero que deixou quatro mortos ontem no bairro da Barra Funda, em São Paulo, trabalhavam para uma empresa de eventos, informou a polícia. Eles eram o admimistrador Antonio Cano dos Santos Junior (42 anos) e o designer Caio Lucio de Benedetto Moreira (30 anos), funcionários da Mirage Group, que atua na área de circos e parques infantis.

Os outros dois mortos eram o biólogo Wellington Palhares (28 anos), amigo dos outros passageiros, e o piloto João Intorne Neto (32 anos). Intorne era funcionário da Helimarte Táxi Aéreo, empresa que operava o helicóptero.

A ANAC informou ontem que o veículo tinha registro em dia e estava em situação legal para voar. A aeronave de prefixo PR-PGC é um modelo Robinson R44 II de 2007, com capacidade para quatro pessoas, incluindo o piloto.

Esse foi o segundo acidente envolvendo um helicóptero da Helimarte em São Paulo. Há dez anos, em 21 de janeiro de 2013, uma outra aeronave da empresa sofreu uma queda no bairro do Jaraguá, na Zona Norte. Na ocasião morreu um piloto, e dois passageiros se feriram. Os dois acidentes ocorreram perto do centro aéreo do Campo de Marte, onde a empresa utiliza heliponto e possui os hangares de suas aeronaves.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) confirmou que já está investigando o caso, mas não comunicou nenhuma informação ainda sobre o possível motivo do acidente. Não está claro ainda se ocorreu ainda algum tipo de pane nem se houve colisão com um segundo objeto, como drones ou pássaros.

A única informação, confirmada pelos bombeiros, é que a aeronave bateu em uma árvore na trajetória da queda. O local do acidente é um imóvel abandonado com um pátio desocupado, possivelmente escolhido pelo piloto para tentar um pouso de emergência.

— A aeronave se esfacelou, não há nenhuma parte inteira — disse Yuri Moraes, subcomandante do Corpo de Bombeiros.

O acidente ocorreu às 14h35, entre as ruas Padre Luís Alves Siqueira e James Holland. Nenhum pedestre foi atingido. De acordo com a corporação, os passegeiros do helicóptero teriam ido almoçar no Guarujá, na Baixada Santista. A queda ocorreu na volta, já na aproximação do Campo de Marte.

O Mirage Group confirmou ontem os nomes das vítimas ligadas à empresa, em nota lamentando as mortes. A Helimarte ainda não informou detalhes sobre as informações repassadas ao Cenipa.

— Vamos aguardar o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e das autoridades. Não temos nenhuma outra informação no momento, não sabemos o que aconteceu, não temos a causa do acidente — disse Sergio Gegers, advogado da Helimarte.

— Estamos dando todo o suporte para as famílias das vítimas e também colaborando com as autoridades competentes — afirmou ontem em entrevista a jornalistas no local do acidente.


Fonte: O GLOBO