Projeto envolve governos europeus que emitem vistos que instituições de caridade usam para ajudar pessoas mais vulneráveis a viajarem

O Papa Francisco deu as boas-vindas a milhares de refugiados que chegaram à Europa neste sábado com a ajuda de organizações cristãs. Em cerimônia, ele reconheceu as dificuldades da jornada e celebrou o desejo dos migrantes de viver "sem medo ou insegurança".

O pontífice de 86 anos também agradeceu àqueles que ajudaram os refugiados a se estabelecerem em suas novas vidas, dizendo que "o acolhimento é o primeiro passo para a paz". Cerca de 6 mil pessoas que chegaram à Europa através dos corredores humanitários administrados por associações cristãs desde 2016 participaram da audiência.

O projeto foi lançado pela Comunidade de Sant'Egidio, na Itália, e depois se espalhou para França e Bélgica, e beneficia pessoas vindas da Síria, do Iraque, do Afeganistão, da Somália, do Sudão do Sul, da Líbia e da Ucrânia, entre outros países.

"Estou feliz por encontrar tantos refugiados e suas famílias (...) cada um de vocês merece atenção pela dura história que viveu", disse o papa argentino. "Você mostrou a firme vontade de viver livre, sem medo ou insegurança."

Os corredores humanitários foram criados para oferecer uma alternativa à perigosa viagem pelo Mar Mediterrâneo. Este projeto envolve governos europeus que emitem vistos que as instituições de caridade usam para as pessoas mais vulneráveis viajarem, sejam vítimas de perseguições, famílias com crianças ou pessoas doentes.

Quando os refugiados chegam à Europa, as organizações fornecem-lhes alojamento, acesso a cursos de línguas e ajudam-nos a pedir asilo.


Fonte: O GLOBO