Amaral Ercole, de 22 anos, considerou a fala de Claudio Lippi inadequada, mas sem intenção de ofendê-lo

Comparado a um "primata" durante programa de TV, o ítalo-brasileiro Amaral Ercole, de 22 anos, classificou como "inoportuna" a declaração do cantor, apresentador de televisão e ator italiano Cláudio Lippi. No último domingo, em uma edição do "Da noi... A ruota libera", no canal da emissora pública italiana RAI, Lippi fez um comentário considerado racista a respeito do cabelo "afro" do jovem.

Em dado momento, no início do programa, Lippi interrompe a apresentadora Francesca Fialdini e pergunta a um membro da audiência se ele era italiano:

— Ah, ele é meio brasileiro. É por isso. Digamos, ele está sempre do lado humano, ou seja, ele é um ser humano. Ele não é um primata — afirmou o cantor, após interagir com o jovem, que não foi identificado pela emissora.

Questionado se a fala de Lippi era racista, Ercole disse ao GLOBO:

— Eu entendo que essas não são palavras bonitas — comentou. — Acho que não foi uma intervenção adequada, mas acho que ele percebeu depois a gravidade do que disse — acrescentou.

Ercole, no entanto, não se sentiu ofendido com a fala de Lippi.

— Não acho que a intenção de Lippi fosse me ofender, mas fazer uma piada que acabou sendo inoportuna. Analisando a situação não me ofendi, a Rai está pensando em me deixar falar ao vivo para esclarecer o assunto — disse.

Ao ouvir a fala de Lippi, o jovem ficou sem reação. Ercole agora diz que está pensando no que fazer, mas tem o objetivo de "esclarecer a situação". O brasileiro acha que seu cabelo chamou a atenção do italiano, que quis "fazer uma piada".

— No final do programa ele quis esclarecer comigo pessoalmente — disse.

Ercole nasceu na Itália, mas é filho de mãe brasileira e tem dupla cidadania. Ele é cantor de rap e faz trabalhos como modelo, com aparições na TV e no cinema.

As palavras dirigidas a ele causaram revolta nas redes sociais, na Itália.

"Às vezes não me parece real que estejamos reduzidos a discutir as declarações horríveis (...) de Claudio Lippi", escreveu em sua conta no Facebook a ex-parlamentar Bárbara Lezzi, do Movimento 5 Estrelas, que até outubro do ano passado ocupava o cargo de senadora.

"Claudio Lippi na TV chama de 'primata' um garoto ítalo-brasileiro. Ele estava ali mesmo a reclamar que ninguém o liga na tv para conduzir mais programas. Dizer ser racista pode ser uma boa maneira de voltar às telas hoje em dia", escreveu o ativista Dario Ballini nas redes sociais.


Fonte: O GLOBO