Ex-deputado está preso desde outubro; advogados também citam 'quadro de saúde bastante frágil'

A defesa do ex-deputado Roberto Jefferson solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação de sua prisão preventiva, com a eventual adoção de medidas cautelares. Como uma forma de facilitar a concessão da medida, Jefferson se comprometeu a doar todas as suas armas de fogo.

O pedido foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Jefferson está preso desde outubro, por ataques ao processo eleitoral e a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, ele resistiu à prisão, lançando tiros e granadas contra agentes da Polícia Federal (PF).

Os advogados do político alegam que ele "possui um quadro de saúde bastante frágil", o que colocaria ele em risco dentro da prisão. Por isso, pedem que a prisão preventiva seja revogada ou substituída por uma domiciliar.

Além do estado de saúde, a defesa alega que a liberdade de Jefferson não irá "pôr em risco a ordem pública" e diz que ele se compromete a "cumprir toda e qualquer medida alternativa eventualmente imposta".

Os advogados ainda afirmam que ele tem "interesse em doar todas as suas armas de fogo e munições", tanto as que foram apreendias em sua prisão como "as registradas em seu nome", que não foram listadas.

Em depoimento após a prisão, Jefferson afirmou que tem entre 20 e 25 armas. No momento de sua prisão, a PF encontrou mais de 7 mil cartuchos de munição compatíveis com armas como pistolas e fuzis. Também foi apreendido um fuzil calibre 556 usado por Jefferson para atirar nos policiais e uma pistola 9mm.

Em janeiro, Moraes já negou um pedido de liberdade de Jefferson, alegando que houve "diversos descumprimentos das medidas cautelares impostas".


Fonte: O GLOBO