Equipes como Sacramento Kings e Boston Celtics encaminham suas classificações à fase decisiva da principal liga de basquete do mundo

Na temporada mais ofensiva da NBA das últimas cinco décadas, não é de se surpreender que os times com melhores ataques estejam perto dos playoffs. 

Hoje, quando a liga bate a marca de um mês para o início da fase decisiva, o poderio ofensivo de equipes como Milwaukee Bucks e Boston Celtics ajuda a definir a Conferência Leste, enquanto o Oeste vivencia uma disputa insana pelas vagas na pós-temporada.

Vice-campeões na temporada passada, os Celtics se aperfeiçoaram e chegam à reta final da temporada regular na vice-liderança do Leste, com o melhor ataque da conferência, comandado por Jayson Tatum e Jaylen Brown. 

No último sábado, a dupla combinou para 58 pontos em vitória maiúscula por 134 a 125 sobre o Atlanta Hawks, o segundo time que mais marca pontos no Leste. Com 30,3 pontos por partida (números atualizados até o fechamento desta edição), Tatum tem a sexta melhor média individual da liga.

Boston superou o afastamento de seu antigo treinador, Ime Udoka, envolvido em um escândalo após um relacionamento como uma funcionária, e tem mostrado, sob o comando do recém-efetivado Joe Mazzulla, que tem tudo para voltar à decisão.

— Joe chegou em nós antes do jogo e disse para nos recompormos naquela m****. Fez sua presença ser sentida e disse que eu e Jayson temos que melhorar, que todos no seguiriam. Falou diretamente com a gente, nos encorajando, abraçando o desafio — contou Brown sobre partida com os Lakers em dezembro.

Os adversários dos celtas são osso duro de roer: o Milwaukee Bucks e o Philadelphia Sixers dos pivôs Gannis Antetokounmpo e Joel Embiid, respectivamente, donos da quarta e da melhor média de pontos da NBA já têm vaga encaminhada nos playoffs. 

Na briga pelas vagas restantes estão o desfigurado Brooklyn Nets e equipes que tentam superar o desequilíbrio dos dois lados da quadra, como o Miami Heat, dono da segunda melhor defesa e ao mesmo tempo, do pior ataque.

Emoção no Oeste

No Oeste, há uma disputa acirrada como não se via há anos. A grande surpresa é o Sacramento Kings, franquia que fez figuração em temporadas mais recentes e se transformou completamente após a chegada do pivô Domantas Sabonis. 

Sua técnica e inteligência impulsionaram o jogo do talentoso armador De’Aaron Fox. A dupla comanda o melhor ataque da conferência, com médias de 25,5 pontos e 6,3 assistências (Fox) e 19 pontos e 12,4 rebotes (Sabonis).

Outra equipe bem cotada é do Memphis Grizzlies, que vive uma indefinição quanto ao seu jovem astro Ja Morant, afastado até a segunda ordem e em tratamento psicológico após episódios polêmicos que culminaram com a exibição de uma arma numa boate. Sem o camisa 12, são três vitórias em cinco jogos. As duas equipes se juntam ao fortíssimo Denver Nuggets do MVP Nikola Jokic, que lidera a conferência.

Nove times brigam entre playoffs e play-in (torneio de jogos únicos que vale duas vagas). Entre eles, os Lakers de LeBron e o atual campeão Golden State Warriors de Stephen Curry, retornando de contusão. Os seis primeiros de cada conferência vão aos playoffs, e os quatro seguintes, ao play-in.


Fonte: O GLOBO