Janaina Paschoal e Alexandre Frota voltaram para suas antigas áreas de atuação, enquanto Rodrigo Maia investiu na iniciativa privada após seis mandatos no Congresso

A ex-deputada federal Joice Hasselmann voltou ao noticiário de Saúde esta semana ao aparecer com 22 quilos a menos, resultado de um ano e dois meses de reeducação alimentar e atividades físicas constantes. Eleita em 2018 com mais de um milhão de votos, ao colar sua imagem no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Joice não conseguiu se reeleger e agora investe na carreira de jornalista, escritora e comentarista política, segundo seu perfil no Instagram.

Além de Joice, outros ex-parlamentares deram uma guinada na vida profissional após o fim do mandato. Alguns, como Janaina Paschoal e Alexandre Frota, voltaram para suas antigas rotinas: Janaína retomou a vida de professora universitária, e Frota a carreira artística. Já o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que ocupou um dos cargos mais poderosos da República, decidiu migrar para a iniciativa privada.

Veja como andam alguns (agora) ex-políticos.

Rodrigo Maia

Parlamentar que ocupou uma das cadeiras mais poderosas no mundo da política, Rodrigo Maia (PSDB), quando estava à frente da Câmara dos Deputados, atuou em momentos como o da reforma da Previdência e a pandemia de Covid-19. Para a surpresa de muitos, o ex-presidente da Câmara decidiu não concorrer à reeleição em 2022, quando encerrou seu sexto mandato.

Assim que acabou a legislatura, Maia voltou para a iniciativa privada e deixou de lado o cargo eletivo. Atualmente é presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, que reúne, entre outros, Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

— Entendi apenas que era o momento de eu me dar a oportunidade de voltar para a iniciativa privada, estudar mais, me preparar mais, para poder ajudar mais — disse Maia na época.

Janaina Paschoal

Janaina Paschoal (PRTB) foi a deputada estadual paulistana mais votada em 2018 e uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Longe da política após não se eleger para o Senado, retornou a sua profissão de origem e hoje dá aula na Faculdade de Direito da USP, como professora de Direito Penal.

Durante todo o seu mandato com deputada estadual, Janaína manteve seu perfil no Twitter alimentando diariamente por longas 'threads'. Com mais de 1 milhão de seguidores na rede social, a advogada continua a se posicionar principalmente sobre temas referentes à política, direita brasileira e conservadorismo. No Instagram, a advogada possui 848 mil seguidores, e atua como uma "blogueira jurídica", com postagens de textos e vídeos sobre questões relacionadas ao Direito e também a política.

Alexandre Frota

Após exercer o cargo de deputado federal por São Paulo entre 2019 e 2023, e não conseguir se eleger como deputado estadual, Alexandre Frota voltou para a vida artística. Eleito e 2018 na esteira do bolsonarismo e posteriormente crítico ao governo, chegando a defender a volta de Lula à Presidência, Frota ainda mantém uma posição crítica a Bolsonaro. Menções ao escândalo das joias sauditas e críticas ao ex-colega de Câmara, Eduardo Bolsonaro, estão entre as postagens dele, que mantém em sua descrição como "ex-deputado federal".

Atualmente, Frota trabalha como diretor e produtor de TV. Filiado ao Solidariedade, o empresário e ex-deputado já foi ator, modelo e comediante.

"Mamãe Falei (Arthur do Val)"

Arthur Moledo do Val, conhecido como Mamãe Falei, investe na carreira de youtuber, depois de ser deputado estadual de São Paulo eleito pelo Democratas. O ativista do Movimento Brasil Livre (MBL) investe no canal "Mamãe falei" em que, segundo a descrição, faz "questionamentos sobre o mundo" desde 2015.

Clarissa Garotinho

Filha dos ex-governadores fluminenses Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, Clarissa Garotinho não se elegeu senadora em 2022 e hoje não exerce cargo político, mas não deixou de fazer política. Formada em jornalismo, a filiada ao União Brasil atua nas redes sociais como "influencer da política". No perfil, ela também fala sobre ser mãe, esposa, evangélica e "conservadora, a favor da vida, da família e da liberdade".

Kátia Abreu

Ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ex-ministra da Agricultura no governo Dilma e vice na candidatura à Presidência de Ciro Gomes em 2018, a agora ex-senadora Kátia Abreu mostra um lado mais familiar em suas redes sociais.

Na vida política desde 1998, a política ganhou repercussão como representante do setor agropecuário. Em 2015, Kátia teve um desentendimento com então colega de parlamento José Serra, quando a dupla protagonizou um barraco seguido de um bate-boca em um jantar de confraternização de Natal. Numa roda de congressistas, Serra que afirmou ter ouvido que ela era “namoradeira”, e Kátia rebateu e arremessou uma taça de vinho na direção do tucano.

Derrotada na última eleição, em que tentou manter seu posto no Senado pelo Tocantins, Kátia agora mostrar seu orgulho em ser vovó. Além das fotos com os pequenos, a ex-parlamentar também mostra a sua ocupação como "cowgirl" cuidando da sua fazenda e mostrando especialidades das carnes de carneiro e outras criações de suas terras.


Fonte: O GLOBO