No local, refugiados ucranianos recebem duas refeições por dia e uma série de outros serviços, incluindo aulas de polonês, emprego e apoio psicológico

O príncipe William fez uma visita surpresa nesta quarta-feira à cidade de Rzeszów, na Polônia, próximo da fronteira do país com a Ucrânia. Ele encontrou com tropas britânicas e polonesas alocadas na região e elogiou a “cooperação em apoio ao povo da Ucrânia e sua liberdade”.

— Nossas nações têm laços fortes. Por meio de nossa cooperação em apoio ao povo da Ucrânia e sua liberdade, que também são nossas liberdades e suas, esses laços são fortalecidos ainda mais”, disse o herdeiro do trono britânico, em comunicado. — Estou aqui porque quero agradecer pessoalmente às tropas polonesas e britânicas que trabalham em estreita e crucial parceria. Também quero prestar homenagem à inspiradora humanidade do povo polonês. Vocês abriram seus corações tanto quanto suas casas.

No local, William também visitou pela primeira vez a base da Força de Defesa Territorial da 3ª Brigada, segundo a CNN, tendo um encontro com o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak. Ele também encontrou com membros das Forças Armadas britânicas para saber mais sobre como eles atuam em operações de apoio à Ucrânia.

— É por isso que esta tarde visitei Rzeszów, para ouvir suas histórias e reconhecer seu dever. Fiquei impressionado com a paixão deles, bem como com a determinação compartilhada de defender nossas liberdades compartilhadas — acrescentou William.

No comunicado, após passar também pela capital polonesa, Varsóvia, William disse que foi “fantástico” estar de volta à Polônia. Essa foi a primeira viagem de William ao país desde 2017. Depois de ir para a capital, ele visitou um centro de ajuda ao país vizinho, atingido pela guerra, “para ver em primeira mão a resposta humanitária e quão vital é o apoio que as comunidades da Polônia estão fornecendo aos ucranianos que fogem da guerra”.

No local, segundo a CNN, refugiados ucranianos recebem duas refeições por dia e uma série de outros serviços, incluindo aulas de polonês, emprego, apoio psicológico e uma área de recreação infantil. O membro da realeza foi recebido pelo prefeito da cidade e conversou com alguns dos ucranianos deslocados que vivem na capital.

A viagem não anunciada de William à Polônia será curta, com o príncipe depositando uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, um monumento aos soldados mortos na Praça Piłsudski, no coração da capital polonesa. Em 1996, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip também depositaram uma coroa de flores no memorial de guerra enquanto estavam no país para uma visita de estado.

Depois de deixar o túmulo, William foi ao Palácio Presidencial para uma reunião com o presidente polonês Andrzej Duda, onde ele “reiterará o profundo relacionamento compartilhado por nossas duas nações e sublinhará meu contínuo apoio e gratidão ao povo polonês”.


Fonte: O GLOBO