Em nota dura, país afirma que nunca é tarde para que governo brasileiro ordene a retirada de embarcações militares do porto carioca

O governo de Israel afirmou em nota nesta quinta-feira que vê a autorização para ancoragem de navios de guerra iranianos no Brasil como “perigosa” e “lamentável”. 

O governo israelense sugeriu que o governo brasileiro volte atrás em sua decisão, declarando, em nota, que “não é tarde demais para ordenar que os navios deixem o porto”. A autorização para que as embarcações Iris Makran e Iris Dena atracassem no porto do Rio de Janeiro foi dada no último domingo pela Marinha do Brasil, com permanência até 4 de março.

Israel ainda pede para o Brasil “seguir os passos” dados pela União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão e chamar o “regime iraniano pelo que realmente é: uma entidade terrorista”.

A permissão para que os navios de guerra do irã atracassem no Brasil causou desconforto na relação entre Brasília e Washington, já que a decisão da Marinha ignora um pedido dos Estados Unidos de não permitir a ancoragem dos navios. Com intuito de evitar um constrangimento com os EUA antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Washington, no último dia 10, o governo brasileiro adiou a permissão para a atracagem dos navios dias antes do encontro entre Lula e Joe Biden.

Antes disso, em 13 de janeiro, também em publicação no Diário Oficial, o Brasil já havia dado permissão para que os dois navios atracassem no porto do Rio entre 23 e 30 de janeiro. Essa janela foi rejeitada antes da viagem de Lula aos EUA.

A nota do governo de Israel foi publicada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat. A nota do governo de Israel afirma que os navios fazem parte da Marinha do Irã, que “trabalha em estreita colaboração e sincroniza suas ações com a Guarda Revolucionária Iraniana”.

“O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado maligno, responsável por inúmeras violações dos Direitos Humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas em todo o mundo e distribuindo armamento para organizações terroristas por todo o Oriente Médio”, diz a nota.

Israel também afirma que o regime iraniano executou “dezenas de ataques terroristas contra navios, colocando em perigo a liberdade de navegação marítima” e que dois dos ataques ocorreram nas últimas semanas.

A embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, fez um apelo para que o governo brasileiro não permitisse que os dois navios de guerra iranianos atracassem no porto do Rio. Segundo a diplomata, essas embarcações são de um país que financia o comércio de produtos ilegais e o terrorismo.

— Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar. Até o momento, não há nenhum outro país do hemisfério que tenha autorizado — disse Bagley ao fazer o apelo ao Brasil.

Procurado, o Itamaraty não respondeu ao questionamento do GLOBO sobre a nota do governo de Israel.


Fonte: O GLOBO