Estou apresentando esse requerimento para saber se de fato isso procede

O deputado Eduardo Ribeiro (PSD), apresentou na sessão desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um requerimento solicitando do Diretor Presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre (FUNDHACRE), João Paulo, algumas informações sobre os serviços de ortopedia.

O parlamentar quer saber se está havendo interrupção de atendimento ortopédico e fisioterapeuta na Oficina Ortopédica, e qual prazo para regularização e pleno funcionamento dos serviços de ortopedia e fisioterapia da Oficina Ortopédica da Fundação Hospital Estadual do Acre.

Ele frisou que a Oficina Ortopédica existe há mais de 40 anos em Rio Branco e atualmente atende cerca de 200 (duzentos) pacientes por mês, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o deputado, diariamente são atendidos em torno de 20 (vinte) a 30 (trinta) pacientes, nas áreas de fisioterapia, consulta com o médico ortopedista, atendimentos de órtese, próteses e calçados ortopédicos.

“Apesar de se tratar de serviço de extrema importância para a população, nos chega a notícia de que o atendimento na Oficina Ortopédica se encontra prejudicado, em razão da falta de profissionais para atender a demanda e garantir o pleno funcionamento dos serviços oferecidos. Estou apresentando esse requerimento para saber se de fato isso procede. A Oficina Ortopédica é de extrema importância para a população acreana, nós precisamos garantir o funcionamento dela”, disse.

Eduardo Ribeiro também demonstrou preocupação com a taxa de desemprego no Acre, que no terceiro trimestre teve aumento de 6,4% em nove anos, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento do Dieese comparou dados do terceiro trimestre de 2022 com os do mesmo período de 2014. O Acre teve o maior aumento do desemprego entre os Estados do Norte do País. “Isso é preocupante e esta Casa precisa levantar essa discussão. Precisamos junto ao Executivo, debater um plano efetivo que mude essa realidade e garanta o desenvolvimento do Estado”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac