Suspeito detido em Portugal enviou áudio no qual admite ter cometido o crime por achar que a vítima, Alan Lopes, era canibal

Preso em Lisboa por suspeita de ter assassinado um amigo no último fim de semana, na cidade de Amsterdã, Begoleã Fernandes, de 26 anos, teria sofrido "humilhações e extorsões" por parte de brasileiros que vivem na Holanda. A afirmação foi dada por sua mãe, Carla Roberta Pimentel Fernandes, de 51 anos. O investigado alegou ter cometido o crime em legítima defesa, por acreditar que a vítima, Alan Lopes, de 21 anos, seria canibal.

"Queria meu filho comigo, e há algum tempo já havia um povo orando a meu pedido, porque eu não aguentava mais ver as humilhações e extorsões que ele vinha passando", escreveu Carla em uma postagem no Facebook. "Isto tudo não pelos holandeses, e sim por brasileiros corruptos. Infelizmente tudo aconteceu desta forma", acrescentou a mãe do suspeito.

Carla também lamentou pela família de Alan Lopes, de 21 anos, que teria sido morto por Begoleã. "Sinto a dor pela mãe de Alan", disse.

Nervos da mão rompidos e ferimentos na barriga

Natural de Matipó (MG), Begoleã foi operado nesta terça-feira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de acordo com sua mãe. Carla explicou que Begoleã estava com "nervos da mão rompidos e ferimentos na barriga". Ele teve alta no mesmo dia, permanece detido e será submetido ao processo de extradição para a Holanda.

O brasileiro foi preso na capital portuguesa na noite desta segunda-feira por usar um passaporte falso. Na sua bagagem, foi encontrada uma embalagem de plástico contendo carne, da qual não foi possível determinar a origem.

Roupas manchadas de sangue, ataduras, documentos e um celular foram apreendidas pelas autoridades locais. A carne será analisada para determinar se é humana ou não. Todo o material foi encaminhado para o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

De acordo com o jornal holandês Het Parool, Begoleã é "suspeito de assassinato ou homicídio culposo na Holanda, mas não de canibalismo".

"Seja qual for sua sentença, ali Deus estará com ele", afirmou Carla. "Essa nota é em respeito a dezenas de pessoas que me enviaram mensagens sendo solidários conosco após verem todo esse sensacionalismo. Meu filho é trabalhador, guerreiro, honesto, gentil, leal. Infelizmente carregará essa tristeza pela vida", finalizou.

Canibalismo

Begoleã confessou o crime em uma mensagem enviada a um amigo, segundo relataram ao GLOBO familiares da vítima, o também brasileiro Alan Lopes. Na mensagem, o suspeito afirma que Alan era canibal e que planejava comê-lo, tendo agido em legítima defesa.

No áudio, Begoleã dirige-se a um outro amigo brasileiro para pedir dinheiro, com o objetivo de reunir recursos para deixar a Holanda. Nas mensagens, ele relata ter sido convidado para um churrasco na casa de Alan, mas que, por suspeitar do brasileiro, levou uma faca para o local e agiu em legítima defesa. Os áudios foram entregues para as autoridades holandesas.

Begoleã era visita frequente na casa da família de Alan, que residia em Amsterdã há sete anos com a mãe e a irmã. A vítima trabalhava em um açougue. Nas últimas semanas, Begoleã apresentava discurso paranoico e desconexo, segundo familiares da vítima, que estavam viajando na França no momento do crime.


Fonte: O GLOBO