O atraso no conserto do aparelho litotritor, utilizado para a realização de fragmentação de cálculos renais e biliares na Fundação Hospital do Acre, foi tema do discurso da deputada Antonia Sales (MDB) durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (07).

A parlamentar pede que o governo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, dê autorização para que o aparelho seja consertado, diminuindo a fila de pacientes que aguardam para a realização do procedimento.

“Existem pessoas sofrendo com dor à espera para realizar esse procedimento que serve para destruir cálculos renais. São dois aparelhos quebrados. Não podemos causar tantos transtornos à população, por isso peço ao governador que diga ao secretário para dar a ordem de conserto. Isso é uma vergonha, deixar as pessoas sofrerem dores horríveis por pedra nos rins e na vesícula”, protestou.

A parlamentar também solicitou o conserto do aparelho de colonoscopia, que está há seis meses sem funcionamento. “O aparelho de colonoscopia também está sem funcionar e tem gente há seis meses aguardando para fazer esse exame.

No Juruá, não tem esse equipamento, aí as pessoas vêm para cá e encontram o encontram quebrado. Eu mesma já paguei muitos exames particulares porque tem gente sofrendo de dor e me procura. É uma vergonha! Até quando vamos ficar aqui falando no deserto, até quando? ” Interpelou.

Fonte: ALE/AC