Aloísio Sebastião Boeing teve virtudes heroicas reconhecidas pela Igreja Católica, e recebeu o título de Venerável

O padre catarinense Aloísio Sebastião Boeing deu o primeiro passo para se tornar santo pela Igreja Católica. Nesta quinta-feira, o religioso teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Vaticano e, assim, passou do título de "Servo de Deus" para "Venerável". O processo foi feito com a aprovação do Papa Francisco. Esta é a primeira etapa para uma pessoa ser canonizada.

"O venerável servo de Deus realizou um amplo apostolado unido à grande caridade, levando alívio para muitos necessitados. A fé foi um pilar de sua vida, a oração marcava os seus dias. Nas circunstâncias difíceis, era apoiado por uma esperança viva. O seu apostolado foi fecundo e correspondeu às missões confiadas por seus superiores", informou o Vaticano em comunicado.

Nascido em 24 de dezembro 1913, o catarinense de Vargem do Cedro, no sul do estado, pertencia à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Ele também foi fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. Boeing faleceu aos 92 anos, em 17 de abril de 2006, em Jaraguá do Sul, também em Santa Catarina.

Caminho até a canonização

Para que alguém seja canonizado, é necessário ser aprovado em três etapas dentro da Igreja. Quando se abre a causa oficialmente, ainda na diocese, o postulante ao título de santo se torna servo de Deus. Na sequência, o processo segue para Roma e, se aprovado, o postulante vira venerável.

O passo seguinte é a comprovação de um milagre ou de um martírio, isto é, quando a pessoa prefere morrer a macular sua fé. Essa é a condição para se tornar beato, última etapa antes da canonização.

Para o beato ser finalmente declarado santo, é preciso comprovar um segundo milagre. Feita essa checagem, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano envia o processo para o Papa que canoniza o novo santo.


Fonte: O GLOBO