De acordo com o governo, 43 pessoas foram encontradas em São Sebastião e uma em Ubatuba

O número de vítimas fatais no desastre climático que acomete o Litoral Norte de São Paulo chegou a 44 informou o governo do Estado em boletim divulgado às 11h20 da manhã. Mais cedo, o governador Tarcísio de Freitas, em entrevista à TV, chegou a informar 45 mortes, ao todo. O boletim oficial confirma, contudo, o número de 43 mortes em São Sebastião e uma em Ubatuba.

Ainda na mesma entrevista pela manha, Tarcísio disse que o número de desaparecidos flutua entre 30 e 40, ainda sem confirmação exata. As buscas seguem em andamento. Na mesma ocasião, o governador fez a recomendação de que os turistas que ainda estão no Litoral Norte deixem o local.

Sete pacientes estão internados em estado grave e outros 14 estáveis, de acordo com o mais recente boletim, divulgado no começo da tarde.

— A recomendação para as pessoas hoje, já que estamos conseguindo reestabelecer comunicação, internet e energia, é que quem faz parte da população flutuante, que veio para o Litoral Norte passar o Carnaval, que comece a retrair — afirmou. 

— A gente começou a liberar a Rio-Santos até a Barra do Sahy, isso é importante. Temos que aproveitar a condição climática, essa janela de tempo para começar a sair. Quanto mais gente sair, melhor. Porque alivia a pressão nas regiões.

A orientação é que os veranistas peguem a Rio-Santos, da Barra do Sahy em direção à São Sebastião e siga viagem por meio da Rodovia dos Tamoios.

No meio da tarde, a gestão Tarcísio divulgou que, para dar celeridade ao fluxo de veículos na Rodovia Rio-Santos (SP-55), no sentido São Sebastião-São Paulo, suspendeu as operações da balsa na Travessia Ilhabela-São Sebastião, a partir de 12h50 desta terça-feira (21). 

"O retorno da operação será comunicado ao longo do dia. O Comitê de crise acompanha a situação 24h", informou o governo do estado.

Tarcísio ainda ressaltou os reforços oferecidos pela Marinha que levará aeronaves e um hospital de campanha com 300 leitos por meio de um navio. Haverá diversas especialidades no atendimento emergencial, desde clínicos até psiquiatras.


Fonte: O GLOBO