Queda tem se mantido desde novembro. Dados são do IBGE e foram divulgados na sexta-feira (10)

Assim como em novembro, o Acre manteve queda no setor de serviços e registrou em dezembro um recuo de 3,8% em comparação com o mês anterior na série com ajuste sazonal. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados na sexta-feira (10).

Apenas o Acre e mais quatro estados registraram essa queda, sendo o Espírito Santo o que registrou maior queda, de 4,4%, seguido de Piauí (-4,0%), Rondônia (-1,3%) e Amapá (-0,2%). Este foi o segundo mês de queda no Acre após três altas consecutivas no segmento.

Na comparação com igual mês do ano anterior, a queda foi de 5,3%, sendo a maior entre os estados. Já no acumulado de janeiro a dezembro de 2022, frente a igual período do ano anterior, o Acre registrou uma alta de 2,4%.

Dados nacionais

Em dezembro de 2022, o volume de serviços no Brasil cresceu 3,1% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor de serviços ficou 14,4% acima do nível de fevereiro de 2020 e alcançou patamar recorde na série histórica, iniciada em 2011.

O avanço de 3,1% do volume de serviços, de novembro para dezembro de 2022, foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para transportes (2,5%), seguido dos outros serviços (10,3%). O primeiro acumula o segundo resultado positivo seguido (3,1%) enquanto o segundo elimina a perda registrada em novembro (-3,3%).

Fonte: G1/AC