Moradores da região da Sapolândia estavam na casa de parentes e foram autorizados pela Defesa Civil de Rio Branco a retornarem para casa. Alerta de mais chuvas foi emitido pelo Inmet neste sábado (11)

As três famílias do bairro Hélio Melo, região conhecida em Rio Branco como Sapolândia, que saíram de casa por conta de uma enxurrada na última quarta-feira (8) já retornaram para suas residências. O retorno foi autorizado pela Defesa Civil Municipal nessa sexta (10) sob orientação de que o risco permanece por conta das chuvas.

Por conta do volume de chuvas acima da média esperada, os igarapés Dias Martins, Batista e São Francisco transbordaram e atingiram as casas dos moradores de, ao menos, quatro bairros. Cerca de 150 famílias foram afetadas, sendo que três ficaram desalojadas no bairro Hélio Melo.

Conforme a Defesa Civil de Rio Branco, até este sábado (11), já choveu 77% do esperado para todo o mês de fevereiro. Do dia 1 a 10 de fevereiro foram 229,7 milímetros, enquanto o esperado para todo o mês é de 299 mm. Durante medição do Rio Acre neste sábado, as águas marcaram 11,38 metros.

"Liberamos as famílias desalojadas com a orientação, não apenas para ela, mas para todas, que o risco permanece. Sempre há risco por conta das chuvas, os igarapés estão muito cheios e podem voltar a transbordar", aconselhou o comandante da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

A descida das águas dos igarapés, o coordenador destacou que as equipes seguem em monitoramento. "Continuamos monitorando mais cinco igarapés que são complicados", concluiu.


Rio Acre marcou 11,38 metros na medição das 9h deste sábado (11) — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir mais um alerta laranja para o risco de chuvas intensas para o estado acreano neste sábado, que tem validade até a manhã de domingo (12).

A previsão é de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 mm no dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Alerta é de mais chuvas em todo o Acre, segundo o Inmet — Foto: Reprodução/Inmet

Fonte: G1/AC