Episódio aconteceu após vitória do time de Manchester contra o PSG na Champions League

O tribunal de Paris condenou, nesta quinta-feira, o ex-jogador e ídolo do Manchester United Patrice Evra a uma multa de 1.000 euros (cerca de R$ 5,5 mil, na cotação atual) por insultos homofóbicos, de acordo com a AFP. O francês ainda foi condenado a pagar 1.500 euros de indenização para duas associações civis, Mousse e Stop Homofobia.

O episódio aconteceu em março de 2019, após a vitória do Manchester United sobre o PSG na Liga dos Campeões. Evra postou um vídeo nas redes sociais gritado: “Paris, vocês são bichas, vocês são bichas… Aqui, quem fala são os homens!".

No mesmo ano, as duas associações civis, apoiadas pelo coletivo anti-homofobia Rouge Direct, apresentaram uma denúncia por "insulto público contra um grupo de pessoas por causa de sua orientação sexual".

Em 2019, Mousse and Stop Homophobia, apoiado pelo coletivo anti-homofobia Rouge Direct, apresentou uma denúncia por “insulto público contra um grupo de pessoas por causa de sua orientação sexual”. Contudo, a juíza do caso reclassificou o fato como "insulto não público" e remeteu o caso para o tribunal policial.

O advogado de Patrice Evra não quis tomar nenhuma atitude sem antes entrar em contato com seu cliente, que atualmente reside em Dubai.

Em comunicado à imprensa, Me Étienne Deshoulières, advogada das associações, declarou que "os comentários homofóbicos de uma personalidade como Patrice Evra alimentam o ódio e a violência contra as pessoas LGBT, em particular em países onde a homossexualidade é criminalmente reprimida, como no Senegal, o país de onde Patrice Evra é”.


Fonte: O GLOBO